Neste fim de semana (25 e 26), os cartórios eleitorais de todo o Estado estarão abertos para atendimento ao público das 10h às 19h. O principal objetivo é atender eleitores que quiserem imprimir uma nova via do título. Diante da grande procura pela reimpressão do documento, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu ampliar o prazo até a próxima quinta-feira, 30 de setembro. A data-limite seria esta quinta (23).
Os cartórios eleitorais de Minas Gerais têm feito plantões nos finais de semana e feriados desde o dia 6 de agosto. Durante a semana, nos cartórios da Capital, o funcionamento dos 18 cartórios continua de 8 às 17h, e, no interior, de 12 às 18h, exceto nas quartas-feiras, que é das 10 às 16h. Já o Disque-Eleitor - (31) 3291-0004 - atende de segunda a sexta-feira, de 7 da manhã às 7 da noite, e, no próximo final de semana, funcionará no mesmo horário dos cartórios: de 10 às 19 horas.
Em Belo Horizonte, os cartórios funcionam no Barreiro (R. Alcino Vieira, 67), Venda Nova (R. Padre Pedro Pinto, 5020) e em Lourdes (Av. Contorno, 7038). Não há mais atendimento na Cristiano Machado e na Prudente de Morais.
Dois documentos
A procura pela impressão de uma nova via do título cresceu nos últimos dias porque nas eleições deste ano o eleitor deverá apresentar dois documentos aos mesários na hora de votar: além de levar o título eleitoral, o cidadão deverá apresentar um documento oficial com foto.
São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. A medida é uma exigência da Lei 12.034 (minirreforma eleitoral) que foi criada e aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em setembro de 2009.
Fonte: TRE-MG