Facilitar o acesso a serviços e programas voltados à proteção dos Direitos Humanos. Com esse objetivo, o Governo de Minas, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil e sociedade civil organizada, inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Casa de Direitos Humanos.
Durante a solenidade de inauguração, o governador Antonio Anastasia destacou a importância da entrega da Casa, que, segundo ele, concretiza as parcerias fundamentais entre os organismos institucionais para a defesa do cidadão e para a garantia dos direitos humanos.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, a inauguração da Casa de Direitos Humanos é mais uma iniciativa do Governo de Minas, que pauta suas ações pela justiça social, atento a responder efetivamente às crescentes demandas da sociedade.
Diversas autoridades comparecem à inauguração, entre elas o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues.
Localizada na região central de Belo Horizonte (rua São Paulo, 679), a Casa de Direitos Humanos reúne, em um único local, os conselhos estaduais de direitos humanos e outros órgãos para oferecer atendimento psicossocial e jurídico às vítimas de crimes violentos. O local promove, ainda, exercícios de direitos humanos, orientando a população quanto à promoção, proteção e restauração de direitos ameaçados ou violados, e favorece a representação junto aos órgãos de articulação de políticas e participação popular.