Na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, a comarca de Açucena recebeu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). Essa foi a 42ª instalação de Cejus realizada neste ano pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo juiz auxiliar da 3ª vice-presidência do TJMG, Carlos Donizetti Ferreira da Silva. O juiz Jeferson Val Iwassaki, designado para coordenar o Cejus da comarca pela Portaria 3.241/2015, divulgada no último dia 12, também esteve presente.

cejus

Foto: Divulgação/TJMG

Em seu discurso, o juiz auxiliar Carlos Donizetti destacou a importância do dia para o Poder Judiciário de Minas e, em especial, para a comarca de Açucena. O magistrado ressaltou que o trabalho dos centros judiciários contribui para a diminuição do ajuizamento de ações. De acordo com o magistrado, essa diminuição traz mais celeridade à prestação jurisdicional.

Com pronunciamento indo ao encontro do pensamento do juiz auxiliar, o coordenador do Cejus de Açucena destacou a importância do projeto naquela comarca, que mesmo pequena, recebe uma alta demanda de processos. Jeferson Iwassaki pediu ainda para que todos os envolvidos abracem a causa.

Na solenidade estavam presentes também representantes da Ordem dos Advogados, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Açucena, além de membros da Câmara Municipal e da Associação do Comércio de Belo Oriente, servidores e estagiários do fórum local.

O Cejus funcionará no fórum da comarca, que fica na Rua Getúlio Vargas, 89, no centro de Açucena.

Programação

Amanhã será inaugurado o Cejus em Guanhães. No mês de dezembro, a previsão é que sejam instalados Cejus em mais oito comarcas.

Fonte: TJMG