“Preservar o passado é ter visão de futuro”. Inspirado nesta frase, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais foi reaberto na última sexta-feira, dia 9 de agosto.

A reinauguração aconteceu logo após a solenidade de entrega da Medalha Vaz de Mello ao ex-diretor-geral e ex-Juiz do TRE-MG Levindo Coelho Martins de Oliveira, e de aposição dos retratos dos desembargadores Kildare Gonçalves Carvalho e José Altivo Brandão Teixeira na Galeria dos ex-Presidentes do TRE. O desatamento da fita, gesto simbólico que marcou esse importante momento para servidores e magistrados do Tribunal, foi feito em conjunto pelo Desembargador Antônio Carlos Cruvinel, Presidente do TRE, com o Governador do Estado em exercício e Vice-Governador Alberto Pinto Coelho; com o Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ex-presidente do TRE-MG, e também com os homenageados naquele evento, os desembargadores Kildare Carvalho e Brandão Teixeira, além do ex-diretor-geral Levindo Coelho.

Com uma exposição temática que abre as celebrações dos 25 anos da ASTREMG – Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – a serem completados em 2014, o Centro de Memória foi reinaugurado em novo espaço, desta vez, no térreo do Anexo I – antiga sede do TRE-MG, na Avenida Prudente de Morais, 320 – Cidade Jardim, em Belo Horizonte.

Na exposição do acervo permanente, os visitantes poderão ter acesso a documentos, fotografias, objetos e móveis utilizados no Tribunal ao longo dos seus 81 anos de existência, além de documentos eleitorais anteriores à criação da Justiça Eleitoral, em 1932. A evolução das urnas, títulos e cédulas eleitorais também pode ser vista na exposição permanente do Centro de Memória.

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais estará aberto de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Fonte: TRE-MG