Nesta quinta-feira, 16 de junho, foi instalado o 59º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Minas, no Fórum Doutor Paulo Marcos dos Reis, da Comarca de Alto Rio Doce. Esteve presente no evento o 3º vice-presidente e superintendente de Gestão da Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wander Marotta.

cejusFoto: Divulgação TJMG

Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que, sob o lema do acordo amigável entre as partes, concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, além de oferecer o serviço de orientação ao cidadão. Os centros proporcionam amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.

De acordo com o desembargador Wander Marotta, os Cejus se apresentam como uma excelente alternativa para a solução de conflitos em um cenário de congestionamento no Judiciário, causado pelo grande acúmulo de ações. “São mais de 6 milhões de processos em tramitação hoje, em Minas Gerais, sendo que a conciliação e a mediação podem ajudar a diminuir esse acervo”, disse o magistrado. Ele acredita que a médio e longo prazos, iniciativas como os Cejus irão contribuir de forma efetiva para a agilidade na prestação jurisdicional e para a pacificação social.

O Cejus de Alto Rio Doce será coordenado pelo juiz Alexandre Verneque Soares.

Fonte: TJMG