A comarca de Timóteo passa a contar, a partir desta quinta-feira, 4 de julho, com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). A unidade foi inaugurada pelo juiz auxiliar da 3ª Presidência, juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras e pelo diretor do foro da comarca, Luiz Eduardo Oliveira de Faria. O desembargador José Augusto Lourenço dos Santos também prestigiou a solenidade.

 

O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras explica que os Cejuscs são unidades do Judiciário que concentram as audiências e as sessões de mediação e conciliação, além do setor de cidadania.

“No setor pré-processual, são realizadas orientações e marcadas as tentativas de conciliação e mediação, antes que o conflito se torne um processo na justiça. No processual, são conciliados e mediados os casos já em tramitação. Os casos são resolvidos de modo informal, gratuito e por meio de acordo. Outro importante braço do espaço é o Setor de Cidadania, no qual acontece o primeiro contato do cidadão com o centro judiciário”, disse.

 

De acordo com o magistrado, o cidadão tem muito a ganhar com a instalação de um centro judiciário. “Muitos conflitos podem ser resolvidos por meio do diálogo entre os envolvidos na disputa, de modo rápido, descomplicado e eficaz. Nos Cejuscs, os conciliadores ajudam os cidadãos na construção de um acordo que, uma vez alcançado, é homologado pelo juiz e tem valor de sentença”, explica, acrescentando que a conciliação e a mediação têm se revelado instrumentos efetivos de pacificação social e de solução e prevenção de litígios.

As atividades do Cejusc da Comarca de Timóteo serão coordenadas pelo juiz Maycon Jésus Barcelos. O magistrado disse que a população terá ganhos imediatos pela simplificação do acesso ao Poder Judiciário, bem como contribuirá para a redução de processos na comarca.

Ouça abaixo o que diz o magistrado sobre como vai funcionar o Cejusc de Timóteo, na prática:

 

Mesquita

A partir desta sexta-feira, 5 julho, a Comarca de Mesquita passará a contar com um Cejusc.  A unidade foi inaugurada pelo juiz auxiliar da Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras.

A solenidade contou com a presença do desembargador Carlos Roberto de Faria, juiz diretor do Foro da Comarca de Mesquita, Otávio Pinheiro da Silva, dos juízes Luiz Flávio Ferreira, Fábio Torres de Sousa e Antônio Augusto Calaes de Oliveira. O juiz Otávio Pinheiro da Silva estará à frente do Cejusc de Mesquita.

Na próxima semana, será a vez de Matias Barbosa (11 de julho) e Araçuaí (13 de julho).

Saiba mais sobre Cejusc.

 

Serviço

Cejusc de Timóteo

Local: Praça  Olímpica,  65

Horário de atendimento: das 12h às 18h

Contato (31) 3848-0800

 

Cejusc de Mesquita

Local: Praça Benedito Valadares, 200

Horário de atendimento: das 12h às 18h

Contato (33) 3251-1300

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG