Mais uma comarca mineira será contemplada com a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). Dessa vez, a beneficiada é a comarca de Monte Carmelo, localizada na região do Alto Paranaíba. A solenidade será realizada na próxima sexta-feira, 24 de julho, às 11h, no fórum local. A juíza Tainá Silveira Cruvinel foi designada coordenadora do Cejus na comarca.
Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custos, sem demora e sem grandes formalidades. Atualmente, 22 comarcas de Minas já contam com o Cejus. O Centro Judiciário de Monte Carmelo também beneficiará os municípios de Douradoquara, Iraí de Minas e Romaria.
A pacificação social proposta pelos Cejus não virá com a supressão dos conflitos sociais, mas com a escolha do melhor caminho para sua solução. O pré-processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos oferece uma alternativa pautada no diálogo e na cooperação entre as pessoas para a superação das divergências de interesses. O acordo firmado com autonomia das partes enaltece as possibilidades e as capacidades dos envolvidos, levando a um maior cumprimento do que foi pactuado.
A solenidade em Monte Carmelo será prestigiada por várias autoridades locais. Monte Carmelo é comarca de segunda entrância e está localizada a 497 km de Belo Horizonte.
Fonte: TJMG