Uma grande árvore de Natal, um amontoado de presentes e, em meio a eles, dezenas de crianças, com os olhinhos brilhando ante a expectativa de um daqueles embrulhos ser o seu. Para completar o clima de encantamento, eis que surge o Papai Noel, em pessoa. Tudo isso, em um espaço inusitado: o saguão do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O clima festivo tinha um motivo especial: a entrega dos presentes doados por magistrados, servidores e demais colaboradores do Judiciário mineiro, na capital, para a campanha Papai Noel do TJMG.

A iniciativa do Tribunal mineiro contempla as duas campanhas natalinas realizadas anualmente pela Casa: o Natal Especial nas Apacs (veja notícia) e o Papai Noel dos Correios, por meio da qual são também apadrinhadas cartas de crianças da creche Nutris e do TJ Criança Abriga, instituições fundadas e mantidas por servidores e magistrados. A campanha Papai Noel dos Correios é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da qual o TJMG participa desde 2008. Por meio do Judiciário mineiro, em 2017, um total de 1.229 crianças fori apadrinhado pela campanha, apenas em Belo Horizonte.

papai-noel-01.jpg

Tempo do advento

"É uma grande satisfação para o TJMG, que trata de questões tão áridas na Justiça, no dia 1º de dezembro, tempo do advento, tempo de reflexão e de agradecimento a Deus pelo ano que passou, e de preparação para o ano vindouro, estabelecer e consagrar essa parceria. Diante do sorriso dessas crianças, com um simples presente, que pode significar tanto na vida e na formação delas, firmar essa parceria, com esse grau de envolvimento social, é muito gratificante para nós", afirmou o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, durante a cerimônia.

Com sua fala durante o evento, o desembargador levou ao público presente algumas reflexões: "Costuma-se dizer que as crianças são o futuro. Mas, na realidade, são muito mais. São também o presente – o agora – do mundo e um presente – uma dádiva – para o mundo, com toda a sua visão, tão peculiar, dos fatos e do universo, com toda a sua pureza, entrega, dependência, confiança e necessidades. E, principalmente, com toda a esperança de que este mesmo mundo, presente e futuro, tanto carece", ressaltou.

O presidente questionou: "Qual o valor da esperança, da realização de um sonho de um menino ou menina? Qual a medida de sua decepção, seu desgosto e frustração? Como mensurar o dano de deixar de acreditar na bondade das pessoas e de acreditar que sonhos podem se tornar realidade? Como dimensionar o prejuízo de não se investir e insistir, desde a mais tenra idade, na cultura e nos valores da solidariedade, da fraternidade?". E acrescentou: "Impossível que alguém procure ser uma pessoa boa, se não acreditar na bondade do ser humano; acreditar que, apesar dos pesares, a bondade é possível e o amor ao próximo é um caminho que pode ser, efetivamente, trilhado".

Por isso, observou o presidente, o Poder Judiciário tem satisfação em realizar o Papai Noel TJMG, que oferece a todas as pessoas que nele trabalham a oportunidade de proporcionar alegria a diversas crianças. Além de agradecer aos servidores e magistrados pela adesão à campanha, o magistrado parabenizou os Correios, as equipes das Apacs, a creche Nutris e o TJ Criança pela iniciativa, e finalizou desejando a todos um feliz Natal e um ano novo "de renovação, realizações, saúde e felicidade".

papai-noel-04.jpg

Apadrinhamento de cartinhas

O superintendente estadual dos Correios em Minas, Juarez Pinheiro Coelho Júnior, falou de seu contentamento em participar desse momento do Natal no Estado, lembrando que a campanha do Papai Noel dos Correios já é uma marca em Minas. "Há 9 anos, o TJMG entrou fundo nessa parceria para fazer chegarem presentes para as crianças que escreveram a cartinha para o Papai Noel, e esperamos que a cada ano essa colaboração se fortaleça", ressaltou.

O superintendente dos Correios contou que a campanha surgiu há 28 anos, por iniciativa dos próprios funcionários da instituição, que recebiam cartinhas dirigidas "ao Polo Norte, ao Papai Noel, à Rua da Esperança", e não sabiam o que fazer com elas. Começaram assim a apadrinhar as cartas, e a iniciativa cresceu, ganhando as proporções que possui hoje. "Só em Minas, serão entregues mais de 150 mil presentes; no País inteiro, com o envolvimento de toda a sociedade, nossa expectativa é atender a um milhão de pedidos. Trata-se hoje do maior projeto social dos Correios", contou, agradecendo aos servidores e magistrados do Tribunal mineiro pelo envolvimento na mobilização, em todo o estado, bem como à administração e à Presidência do TJMG.

Presenças

Além da presença das crianças da Creche Nutris e do TJ Criança Abriga, a cerimônia foi também abrilhantada pela participação da cantora Fernanda Valadares e da pianista Sulamita Duarte.Carregada de emoção, pela presença do Papai Noel e das dezenas de meninos e meninas, a cerimônia teve um momento especialmente marcante para o público: uma menina da Creche Nutris assumiu o microfone para agradecer a todos "pelo lindo Natal" e, com a voz embargada, comunicou que rezaria um pai-nosso, sendo acompanhada por todos.

Entre as autoridades presentes, figuraram ainda os desembargadores Geraldo Augusto, 1º vice-presidente do TMG; e Carlos Henrique Perpétuo Braga, superintendente administrativo adjunto do TJMG; os juízes auxiliares da Presidência Antônio Carlos Parreira e Carlos Donizetti; a presidente do TJ Criança Abriga, Vânia Cláudia Ferreira de Resende; e a coordenadora administrativa da creche Nutris, Maria Nilza Ribeiro Cabral.

papai-noel-03.jpg

Fonte: TJMG