A modernização dos cartórios de registro de imóveis do Estado foi tema de reunião realizada ontem, dia 21 de setembro, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ/MG).
Um dos objetivos da reunião foi estabelecer plano para que o Governo de Minas Gerais ofereça apoio técnico e administrativo aos oficiais de cartórios de registro de imóveis de Belo Horizonte, e, posteriormente, aos registradores do interior do Estado. A iniciativa contará também com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da CGJ/MG.
Estavam presentes no evento o corregedor-geral de Justiça, Antônio Marcos Alvim Soares; os juízes auxiliares e servidores da CGJ/MG; representantes da Secretaria de Planejamento da Presidência do TJMG, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (Seplag), do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus/Anoreg) e registradores dos cartórios de imóveis da Capital e do interior.
A Seplag apresentou o relatório Doing business, do Banco Mundial, para justificar a necessidade de aperfeiçoamento e melhoria dos cartórios de imóveis do Estado, especialmente no que diz respeito a sua informatização.
Será designada comissão executiva que ficará responsável por apresentar propostas e iniciativas para a modernização dos cartórios. A comissão será formada por representantes dos órgãos e instituições presentes na reunião.
Fonte: TJMG