Magistradas integrantes do Clube de Leitura da Amagis Mulheres participaram, nesta terça-feira, 1º de julho, do segundo encontro dedicado à análise do clássico Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. A atividade aconteceu na sede da Associação e faz parte da programação promovida pela Coordenadoria Amagis Mulheres. Devido à complexidade e a profundidade da obra, o debate foi dividido em duas etapas.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, valorizou a realização dos encontros do Clube de Leitura. “É uma satisfação ver nossas colegas reunidas em torno de uma obra tão profunda. Esses encontros cumprem um papel essencial ao fomentar o conhecimento, valorização da cultura, além da integração entre as magistradas”, afirmou.
A condução da discussão ficou a cargo da professora Márcia Marques de Morais, mestre em Linguística pela UFMG e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, que trouxe importantes reflexões sobre os elementos linguísticos, filosóficos e existenciais presentes no romance.
Publicado em 1956, Grande Sertão: Veredas é considerado uma das maiores realizações da literatura brasileira. Ao narrar a trajetória do jagunço Riobaldo, Guimarães Rosa transforma o sertão mineiro em cenário de questões universais da condição humana, tratando de temas como o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.