cmbhpedro1.jpg
O desembargador Pedro Bernardes de Oliveira recebeu na noite desta terça-feira, 18, o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.
A solenidade foi realizada na Câmara Municipal da capital mineira e contou com a presença de várias autoridades, familiares e amigos do magistrado. A indicação para o título foi do vereador Juliano Lopes, segundo o qual o título é mais que merecido por toda a história do desembargador. "Palavras não são suficientes para descrever este homem humilde e honroso que traz consigo a simplicidade e o jeito mineiro de ser", disse ele na abertura do evento.
O desembargador Pedro Bernardes agradeceu a homenagem recebida e afirmou que todos os integrantes do Poder Judiciário de Minas Gerais são partícipes do recebimento da honraria. “Este Título é uma grande Comenda que muito me honra e dignifica”, disse. O magistrado lembrou de quando chegou à capital mineira e falou sobre o amor e gratidão por Belo Horizonte. “Passo agora a ser cidadão belorizontino coroando essa relação que tenho com a capital a mais de 30 anos. Esse fato é de enorme significado para mim, como sabem todos que me conhecem”, afirmou.
O desembargador Wanderley Paiva falou em nome dos magistrados mineiros e destacou que a merecida homenagem é uma honra para o Poder Judiciário e para os colegas. “A data não poderia ser outra para essa homenagem. Dezoito de março, véspera do dia do operário São José, que como vossa excelência, é um operário do mundo jurídico”, afirmou o magistrado concluindo que “o homem público, quando recebe o título, tem reconhecido seu trabalho”.
Entre as autoridades presentes estavam: o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; o ex-presidente da Amagis e atual vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais, representando o presidente da AMB, João Ricardo Costa; o ex-presidente do TJMG, desembargaodr Hugo Bengtsson; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Almeida Melo, representando o presidente do Tribunal, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o 2º vice-presidente do TJMG, desembagador José Antonino Baía Borges; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Audebert Delage Filho; a vice-corregedora-geral de Justiça do Estado, desembargadora Vanessa Verdolim; além de vários magistrados mineiros, representantes dos poderes legislativo da Comarca de São Gotardo, cidade natal do homenageado, e de Rio Paranaíba e de Luz.
cmbhpedro.jpg
Currículo
Natural de São Gotardo, no Alto Paranaíba, Pedro Bernardes ingressou na magistratura mineira em 1988 e foi juiz nas comarcas de Rio Paranaíba, Pará de Minas, Ponte Nova e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde 2005. Atualmente preside a 9ª Câmara Cível do Tribunal.