O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu nesta segunda-feira, 3/6, a Semana Nacional dos Juizados Especiais. A primeira edição do evento vai ocorrer até o próximo dia 7, e o foco é o aprimoramento da prestação jurisdicional na esfera do Sistema dos Juizados Especiais.
Instituída pela Resolução 533/2023, do CNJ, a Semana Nacional dos Juizados Especiais tem por objetivo valorizar, dar visibilidade e aprimorar os juizados especiais. Durante a semana, tribunais e conselhos estarão voltados a explorar soluções, com a participação das pessoas envolvidas, nas unidades judiciárias e administrativas, aprofundando o diálogo com atores dos juizados especiais, grandes litigantes e a sociedade civil.
TJMG
No Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Semana Nacional dos Juizados Especiais contará com a realização do IX Encontro dos Juízes de Direito dos Juizados Especiais do Estado (Enjesp), de 5/6 a 7/6, no Auditório do Tribunal Pleno.
Nesta segunda-feira, durante a abertura da Semana Nacional, o TJMG entregou uma van destinada aos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos, que julgam as causas cíveis de menor complexidade e criminais de menor potencial ofensivo ocorridas exclusivamente em eventos artísticos, esportivos e culturais. O veículo possibilitará a atuação itinerante de magistrados e servidores.
Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG
O presidente da Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos, desembargador Fábio Torres de Sousa, reforçou a importância do veículo para ampliar a capacidade de atuação de magistrados e servidores. "A entrega da van é um marco importantíssimo para o Tribunal. Passaremos a ter uma Justiça itinerante em grandes eventos que precisam da atuação do Juizado Especial. O veículo também oferece conforto e ótimas condições de trabalho aos magistrados e servidores, além de atender muito bem às demandas da população. O TJMG precisa ir ao encontro da população mineira, de forma a prestar a melhor Justiça ao cidadão", disse.