Apresentar as metas do Poder Judiciário para 2013 foi o objetivo da primeira palestra do Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, encerrado nesta terça-feira, 26, em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu os profissionais responsáveis pela comunicação dos tribunais brasileiros.

O diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, falou sobre o cumprimento das metas que tratam da redução do volume de processos, do combate à improbidade administrativa e à corrupção, entre outras. Ao veicular uma das primeiras campanhas do CNJ sobre metas, Bonifácio lembrou à plateia de comunicadores a importância deles na divulgação do trabalho dos tribunais à sociedade.

"A função do jornalista do Poder Judiciário mudou nos últimos anos. Antes, a prioridade era cuidar basicamente da imagem dos juízes e dos tribunais. Hoje o jornalista deixou de ser aquele porta-voz que não falava muito", disse. Segundo Bonifácio, houve também evolução na relação dos juízes com a imprensa. "Antigamente, dizia-se que o juiz só falava nos autos. Hoje é diferente", afirmou.