O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram nesta quarta-feira, 10, a campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica e familiar.

A Amagis é uma das apoiadoras da campanha.

O lançamento foi realizado nos canais do YouTube do CNJ e da AMB, seguido de live realizada no Instagram pela presidente da AMB, Renata Gil, com a atriz e apresentadora Ana Furtado, madrinha da campanha.

A ação permitirá que a ajuda às mulheres vítimas de violência seja feita de maneira silenciosa e discreta. Para denunciar, basta desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao funcionário de alguma farmácia. Em seguida, os profissionais acionam a polícia para atendimento da mulher, que terá à sua disposição uma rede de apoio já preparada para acolher essa vítima.  Balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar.

Até o momento, mais de 10 mil farmácias em todo o país participam da iniciativa como agentes de comunicação contra a violência doméstica.

Aumento da violência

De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres no mundo sofre violência sexual e física. E a maior parcela de seus agressores são os próprios parceiros. No lançamento da campanha, o presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, destacou os dados do Anuário Segurança Pública de 2019. Segundo o documento, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de assassinatos de mulheres.

De acordo com o ministro, esse cenário de violência no país está sendo agravado com a pandemia causada pela covid-19. “A elevação da violência doméstica e familiar tem sido preocupação constante do Poder Judiciário brasileiro. Com a campanha Sinal Vermelho, pretendemos não apenas oferecer à vítima um canal alternativo e seguro de denúncia e acolhimento, mas também combater a violência de gênero enquanto fenômeno social. A superação da violência contra a mulher depende de esforços contínuos, que devem envolver também grande mobilização de toda a sociedade”, afirmou o ministro.

Na live realizada pela AMB, a presidente da Associação, Renata Gil, conversou com a atriz Ana Furtado sobre as variadas formas de violência doméstica e familiar e a necessidade de conscientização da vítima, seus vizinhos, amigos e familiares para que todo ato de violência seja denunciado. Renata Gil destacou que este é o momento de a nação brasileira voltar os olhos para as vítimas e se engajar no combate a esses crimes.

A atriz Ana Furtado afirmou que, nesse período em que as mulheres violentadas estão confinadas dentro de casa ao lado de seus agressores, o lançamento da campanha se torna ainda mais relevante, uma vez que muitas dessas vítimas acabam sendo esquecidas pela sociedade e não encontram um caminho para se libertar desse sofrimento. De acordo com a atriz, a campanha Sinal vermelho é mais uma janela de esperança que se abre para todas as mulheres que vivem essa triste realidade.

A empresa interessada deve assinar digitalmente o termo de adesão da campanha, em formato de foto, e enviar para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br.

No endereço www.amb.com.br/sinalvermelho, estão disponíveis as cartilhas voltadas às mulheres vítimas de violência doméstica e às farmácias, além do termo de adesão.  Participe! Siga  @campanhasinalvermelho (Instagram e Facebook) e @sinalvermelho (Twitter).

Confira a lista das redes que assinaram o termo de adesão.