O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) empossou ontem, 27, mais dois conselheiros: o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do TST, que assume o cargo pela primeira vez, e o procurador José Adônis Callou de Araújo Sá, que foi reconduzido ao cargo. Os dois assinaram o termo de posse no gabinete do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes.
Nos dias 8 e 21 deste mês, nove conselheiros assinaram os termos de posse no CNJ. Para completar a nova composição, ainda falta a assinatura do termo de posse do juiz Walter Nunes da Silva Júnior, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A assinatura está prevista para a amanhã, 29. A cerimônia oficial de posse dos conselheiros será no próximo dia 3. Os novos conselheiros do CNJ foram aprovados pelo Senado no último dia 7 e nomeados pelo presidente Lula no dia 15 de julho, para cumprir mandato de dois anos.
O ministro Ives Gandra Martins Filho, que foi indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho, é especialista em Direito empresarial pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito pela Universidade de Brasília.
O procurador José Adônis Callou de Sá é natural de Juazeiro do Norte (CE), graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e fez Mestrado em Direito também na UFCE. Foi diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e, entre 2006 e 2007, foi secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Fonte: CNJ