O Conselheiro mineiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Paulo Tamburini, embarca no próximo sábado (10) para o Haiti, acompanhado por uma equipe de juízes, com a missão de auxiliar na reconstrução da Justiça do país. A viagem, que terá duração até dia 15 de abril, é fruto de um projeto de cooperação técnica assinado hoje, (6), no plenário do CNJ, pelo ministro Gilmar Mendes e pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Marco Farani.
Durante a assinatura do projeto, o ministro Gilmar Mendes avaliou que o acordo abre possibilidade para outras cooperações em âmbito internacional. "Vamos colocar a nossa experiência democrática à disposição de países vizinhos", enfatizou. Já o diretor da ABC, Marco Farani, ressaltou que a parceria ajuda a Agência a expandir sua atuação na cooperação com outros países.
O principal objetivo desse novo acordo é implementar programas, projetos e atividades de cooperação com países em desenvolvimento.
Paulo Tamburini já participou de outras missões internacionais. Foi juiz observador internacional das eleições nacionais do Estado Livre e Associado de Porto Rico e das eleições para a presidência da Autoridade Nacional Palestina. Também fazem parte de sua experiência ser o representante do Brasil na posse do presidente da República Democrática do Congo, bem como representante do Tribunal Superior Eleitoral no mesmo país.
Com informações do CNJ