
A Coinj do TJMG lançou edital para seleção de artigos do volume 2 do livro técnico “Travessias da Infância e Juventude” (Crédito: Riva Moreira / TJMG)
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) abriu seleção de artigos para comporem o volume 2 do livro técnico “Travessias da Infância e Juventude”, lançado em 2025. As informações da nova publicação constam do Edital nº 1/2026.
A organização e a coordenação do livro estão a cargo do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; da superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal; e do juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Vecca) da Comarca de Belo Horizonte e coordenador-executivo da Coinj, José Honório de Rezende.
Segundo o edital, devem ser enviados artigos inéditos e em língua portuguesa. Cada autor poderá submeter apenas um texto, relacionado à infância e à juventude, com foco nos avanços, nos desafios e nas inovações das políticas públicas, bem como na atuação do Sistema de Justiça.
Os artigos serão selecionados segundo a relevância acadêmica, o rigor teórico-metodológico e a pertinência temática.
O prazo de envio dos textos é até o dia 31/3 de 2026. Eles devem ser encaminhados para o e-mail coinj@tjmg.jus.br, com o título “Submissão – Edital nº 1/2026 – Travessias da Infância e Juventude – Volume 2”. O lançamento está previsto para junho deste ano.
Difusão do conhecimento
A 1ª edição da obra técnica “Travessias da Infância e Juventude” foi lançada em junho do ano passado, em celebração aos 15 anos da Coinj do TJMG.

A 1ª edição do livro “Travessias da Infância e Juventude” foi lançada em junho de 2025, celebrando os 15 anos da Coinj (Crédito: Riva Moreira / TJMG)
Segundo a superintendente da Coinj, desembargadora Alice de Souza Birchal, o foco do volume 2 é difundir o conhecimento técnico e científico produzido no âmbito da proteção integral da criança e do adolescente, consolidando reflexões e inovações que fortalecem o Sistema de Justiça brasileiro e o Sistema de Garantia de Direitos:
“Resolvemos lançar um novo livro por conta da expressiva repercussão positiva que tivemos com a 1ª edição. O lançamento da nova obra se trata da continuidade de um projeto acadêmico voltado à interlocução e ao fortalecimento das políticas públicas da infância e da juventude. O volume 1 trouxe ampla visibilidade a temas relevantes da área e contribuiu, inclusive, para a disseminação de conhecimento qualificado entre os nomeados recentemente pelo TJMG e evidenciou a importância do projeto.”
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG


