Em solenidade na manhã desta quarta-feira (9), o TRE inaugurou a Central de Atendimento da Avenida Cristiano Machado, 1.708, na Cidade Nova. Na mesma ocasião, foi lançada oficialmente a coleta dos dados biométricos dos eleitores da Capital pelo presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias. A partir de agora, os eleitores de BH já podem se cadastrar para votar em 2016 por meio da identificação biométrica – método de atendimento que, segundo o presidente do TRE, “traz segurança para os eleitores e para a Justiça Eleitoral”.

O desembargador Paulo Cézar Dias ressaltou ainda que a implantação da biometria é um “avanço para a Justiça Eleitoral, garantindo a segurança do voto e o direito à cidadania”. Ele lembrou que o TRE está se empenhando na expansão do projeto da biometria por meio da inauguração da nova Central de Atendimento, que vai incentivar a presença do eleitor para se cadastrar biometricamente.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente do TRE, o vice-presidente e corregedor, desembargador Domingos Coelho, o diretor-geral, Adriano Denardi, o juiz-diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Carlos Henrique Braga, e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros - que disse que a inauguração de um novo endereço na Capital à disposição do eleitor “é um gesto de cidadania por parte do TRE, que mostra que quer facilitar a vida do eleitor”. Ele também ressaltou que a biometria é o método mais moderno e seguro que temos hoje para a identificação do cidadão, lembrando que a Justiça Eleitoral é um exemplo de eficiência para o País.

O corregedor e o diretor-geral do Tribunal e o vice-prefeito da Capital aproveitaram a oportunidade para fazer o cadastramento biométrico na nova Central.

Em Belo Horizonte, já foram instalados 40 equipamentos para a coleta dos dados nos quatro endereços de atendimento: na Avenida Cristiano Machado, no Barreiro, em Venda Nova e na Avenida do Contorno. Embora o procedimento ainda não seja obrigatório na Capital, quem se cadastrar biometricamente será identificado de forma mais moderna nas próximas eleições. Para evitar filas e ser atendido com maior comodidade, o eleitor pode fazer seu agendamento pelo site do Tribunal ou pelo Disque-Eleitor (148).

Belo Horizonte é a 100ª cidade do Estado a receber o atendimento por meio da coleta de dados biométricos. Atualmente, já estão cadastrados biometricamente mais de 600 mil eleitores mineiros. Até o final do ano, o atendimento biométrico terá chegado a eleitores de 244 municípios de Minas. Veja a relação das outras cidades mineiras com biometria.

Fonte: TRE-MG