Quase mil magistrados de todas as regiões do País (e também do exterior, como o Chile) participaram da maior edição da história nos XI Jogos Nacionais da Magistratura, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com apoio da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), em Maceió (AL), durante quatro dias de intensas disputas, celebrando além do esporte o congraçamento e momentos de confraternização.

A equipe da Amagis obteve os resultados do 2º lugar nos 1500 metros do atletismo (categoria livre) e 5º lugar geral masculino e 2º colocado na categoria livre na corrida de 10km, com o juiz David Miranda Barroso. Em sua primeira participação, o medalhista teve a presença de sua filha de seis meses brincando com sua medalha, em clima de celebração em família. De acordo com ele, foi uma experiência extraordinária. “Participar ao lado da minha família torna tudo ainda mais especial. O esporte é algo que quero levar para a vida”, disse.

O juiz ⁠Reginaldo Palhares Júnior, também da Amagis, ficou em 4º lugar no Tênis Dupla, até 50 anos. 

As disputas ocorreram entre os dias 30 de abril e 3 de maio, em 13 modalidades que testaram o preparo físico, a determinação e a integração entre os participantes, e deixaram um legado de fraternidade, união e superação nos atletas.


É o que destaca o juiz Thiago Gandra, vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, e coordenador dos jogos da AMB. De acordo com ele, o resultado dessa edição dos jogos vai além da disputa esportiva entre os atletas, com incentivo e promoção à saúde e a integração entre colegas de todo o País, reunidos em torno do esporte para trocarem experiências, fortalecer os laços de amizade e desfrutarem de momentos de alegria e união. O vice-presidente conclama os colegas de Minas a participarem das próximas edições, fortalecendo a equipe da Magistratura mineira.  

A grande campeã desta edição foi a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul (Ajuris), que conquistou o Troféu AMB com 263 pontos. Com essa vitória, a associação gaúcha alcança oito títulos em onze edições. A disputa pelo topo da classificação foi acirrada. A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), anfitriã do evento, ficou com o segundo lugar geral, com apenas dois pontos de diferença em relação à campeã: 261 pontos.

O terceiro lugar ficou com a Amaerj, associação do Rio de Janeiro, que participou de quase todas as modalidades e encerrou a competição com 107,5 pontos.

Na cerimônia de encerramento, emoção e reconhecimento tomaram conta do ambiente. Os troféus foram entregues em clima de festa e confraternização, com a presença de autoridades como o ministro do STJ Humberto Martins; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt; o desembargador Fábio Ferrario, membro da Comissão Organizadora dos Jogos; e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, celebrou o sucesso do evento. “Talvez o afeto seja a força mais importante do universo, que move as pessoas. Desde o primeiro momento fomos acolhidos com carinho e empenho por todos da Almagis. Alagoas subiu o sarrafo – fez o maior evento esportivo da história da AMB. A competição é importante, mas nada supera o clima de amizade e fraternidade que tivemos em Maceió.”

*Com informações da AMB