A Comarca de Cataguases realizou, nos dias 5 e 8 de novembro, a 1ª Mesa Redonda de Advocacia Extrajudicial, em parceria com a OAB e a Faculdade Sudamérica da cidade. O evento foi organizado pelo juiz João Carneiro Duarte Neto, diretor do foro de Cataguases, e teve o objetivo de fomentar a advocacia extrajudicial, valorizando o papel do advogado e estimulando a solução de conflitos por meio de métodos alternativos extrajudiciais. De acordo com o magistrado, o evento concretiza as potencialidades reais de atuação do advogado no sistema multiportas de acesso à Justiça na Comarca de Cataguases. “O operador do Direito possui uma infinidade de possibilidades para resolver as questões de seus clientes antes de procurar a via tradicional da jurisdição. Tal postura de mostra benéfica para todos: ganha a sociedade pela maior celeridade, ganha o advogado e ganha o Judiciário com a diminuição de demandas”, afirmou o juiz João Carneiro.

 

O advogado Rodrigo Monteiro Martins representou a OAB no evento e destacou que a importância da iniciativa da mesa redonda, visando estimular e afastar mitos da advocacia extrajudicial. As relações atuais demandam soluções rápidas e seguras. Então, compreender que existem alternativas modernas para solucionar conflitos, que não única e exclusivamente através de um longo e custoso processo judicial, é algo fantástico e isso aconteceu durante o evento”, afirmou o advogado.

 

Para a advogada e professora Simone Tavares, o evento deve ser incentivado para que outros também aconteçam, uma vez que, segundo ela,  por meio da advocacia extrajudicial desafoga-se o Judiciário, possibilitando garantir a todos o direito de solução de conflitos de interesse.

 

Durante os dois dias, foram abordados temas como usucapião extrajudicial, atos eletrônicos, divórcio extrajudicial, inventário extrajudicial, entre outros. As discussões aconteceram no Salão do Júri de Cataguases, e contou com a presença de representantes da OAB da Seccional da Comarca, registradores e notários, magistrados, professores, acadêmicos e alunos do 10º período de Direito da Faculdade Sudamérica.