A Comarca de Betim passou a contar, desde o dia 16 de maio, com uma sala para realização de mediação. A sala foi criada por iniciativa do juiz da 1ª Vara de Família, Sucessões e Ausência, Gustavo Cheik de Figueiredo Teixeira, com o apoio do juiz diretor do Foro Carlos Márcio de Souza Macedo, dentro do projeto de administração compartilhada. O novo espaço funciona no Fórum Caio Nelson de Senna, localizado na rua Professor Osvaldo Franco, 55, Centro de Betim.
Sala receberá reuniões de mediação, tentativa de solucionar conflitos em siuação pré-processual
A mediação é uma forma de solução de conflitos que conta com a atuação de um terceiro, independente e imparcial, chamado de mediador, cuja função é auxiliar as partes em conflito a chegar a um acordo satisfatório para ambos os lados.
O incentivo à mediação propicia ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) alcançar sua missão de atender à sociedade com qualidade, eficiência e presteza, promovendo, consequentemente, a paz social.
Estrutura
De entrância especial, a Comarca de Betim conta, atualmente, com cinco varas cíveis, uma vara criminal e de acidentes de trabalho, duas varas criminais, duas varas de família, sucessões e ausência, uma vara da infância e da juventude e de execuções penais e duas varas do Juizado Especial.
Recentemente, por iniciativa da direção do foro, foram criadas também sala de depoimento especial para escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e sala de apoio para realização de perícias.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG