“O futuro do Judiciário é descer do pedestal e se aproximar da sociedade”. Partindo dessa premissa, o juiz de Direito da Comarca de Bonfim, Frederico Esteves Duarte Gonçalves, recebeu cerca de 70 alunos, do 5º ano, da Escola Municipal Sebastião Trigueiro, no Fórum desembargador Lúcio Urbano, dia 9 de outubro, para um bate-papo informal sobre cidadania e Poder Judiciário.

O desembargador Lúcio Urbano e o prefeito de Bonfim, Dejair César Ribeiro Campos, estiveram presentes no encontro, que contou com a participação da Banda Corporação Musical Padre Trigueiro, a segunda mais antiga de Minas Gerais, fundada em 1878.

O desembargador Lúcio Urbano contou para as crianças a história da cidade e de seus cidadãos ilustres. “Bonfim respira história e temos o dever de preservar a história de nossa terra. Pois só se admira aquilo que se conhece.”

Depois do desembargador, foi a vez do juiz Frederico se dirigir às crianças. “Quero que vocês cresçam sem medo, sem desconforto, por isso estou aqui. Vamos quebrar esta distância que existe entre o juiz e a comunidade. O juiz é um ser humano que exerce uma atividade como outro qualquer. O juiz tem que ter muita serenidade e responsabilidade para decidir sobre a vida das pessoas.”

O magistrado simulou com os estudantes uma sessão do Tribunal do Júri e explicou, de forma didática, as funções do Juiz de Direito, do Promotor de Justiça, dos advogados, o que é autor, réu e um pouco da terminologia jurídica.

Ao final do encontro, que também foi uma homenagem ao dia das crianças, foi distribuída a cartilha Tudo legal no Tribunal sobre as funções e a estrutura do Poder Judiciário.

Frederico Esteves considerou o encontro como um ato cívico da maior importância e avaliou a participação das crianças como “altamente positiva”.

Fonte: TJMG