A comarca de Botelhos, no Sudoeste de Minas, reduziu seu acervo processual em aproximadamente 40% no total. O número de processos ativos caiu de 6.019 em abril de 2021 para 3.617 em novembro de 2023.

De acordo com a juíza Larissa de Carvalho Santa Rosa, resultado positivo é fruto do esforço coletivo de toda a equipe que disponibilizam suas habilidades e cumprem com compromisso as suas atribuições.

Segundo a magistrada, a diminuição do acervo de feitos ativos tem como objetivo atingir o Índice de Atendimento à Demanda - IAD, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Além disso, a redução do acervo, gradualmente, permite sair do chão da fábrica, da padronização, do açodamento pelo acúmulo de serviço para as oficinas de artesanato, onde se produz arte em tempo razoável, respeitando o mandamento constitucional da duração razoável do processo”, disse.

Larissa agradece ainda o apoio do TJMG. “O planejamento estratégico da unidade continua e com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na estruturação e compartilhamento de boas práticas, serão criados impactos positivos em nossa comunidade”.


Parte da equipe da comarca de Botelhos.