O município mineiro de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, comemorou os 123 anos de instalação de sua comarca com uma série de eventos realizados entre os dias 22 e 25 de junho. A comissão designada para organizar as comemorações foi composta pelo juiz da comarca, Marcelo Geraldo Lemos, e pelos servidores da Vara Cível e da Infância e Juventude.

A programação incluiu a inauguração de uma galeria de nomes e fotos dos magistrados que serviram na Unidade Judiciária, uma exposição de objetos antigos e processos de maior repercussão nacional e eventos voltados para a valorização dos servidores.

comarca

A galeria inaugurada recebeu o nome de “Galeria Juiz de Direito Hermenegildo Rodrigues de Barros”, em homenagem ao primeiro juiz nomeado para servir na comarca, em 1892. Como forma de enaltecer os servidores e operadores do Direito que se dedicam aos serviços na unidade, foram eleitos o servidor aposentado João Batista Romão e o advogado Belchior Guimarães Alves, que desempenhou a função de Promotor de Justiça, para representar as respectivas classes durante as homenagens. A comarca ainda destacou a importância das funções exercidas pelo Ministério Público Estadual e a OAB em prol da coletividade.

A Comarca

A comarca de Carmo do Paranaíba foi instalada em 23 de maio de 1892. A primeira sede do fórum da comarca ficava no prédio da Cadeia Pública. Em 1930, o imóvel foi demolido e o fórum acabou sendo transferido para o prédio da prefeitura, onde funcionou até 1965, quando a atual sede foi inaugurada.

Desde a instalação da comarca, 38 juízes, contando com os atuais, já exerceram a judicatura na unidade. “A comarca de Carmo do Paranaíba é, e certamente não deixará de ser, o celeiro de competentes servidores públicos, os quais, sem dúvida, nestes 123 anos colaboraram para torná-la perene e uma parceira indispensável para a efetivação da paz social em nossa cidade”, afirmou o juiz Marcelo Geraldo Lemos.

Foto: Comarca de Carmo do Paranaíba - Divulgação