varaconselheiropena.jpg
Em sessão solene, na última sexta-feira, 11 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, presidiu solenidade de instalação da 2ª Vara Cível e Criminal e da Infância e da Juventude na comarca de Conselheiro Pena. A solenidade aconteceu no fórum Desembargador Sebastião Helvécio Rosenburg. “Trata-se de uma reivindicação e necessidade antiga da comarca. Só no ano passado três mil processos deram entrada no fórum, o que justifica a instalação de uma nova vara na região”, afirmou o presidente do TJMG.

Durante a solenidade, o desembargador Herculano Rodrigues destacou que o Poder Judiciário mineiro tem procurado utilizar ao máximo as potencialidades de magistrados e os servidores para que os bons resultados sejam alcançados. “Estamos empenhados em promover a justiça de maneira célere e eficaz. A Presidência e todos os dirigentes do Tribunal tem-se esforçado em encontrar soluções para melhorar as condições de trabalho e, dessa forma, aprimorar a prestação jurisdicional”.

A diretora do Foro, juíza Angélica Ferrari Brugnara Battestim frisou que a instalação da vara deve agilizar a solução de conflitos que afligem a população da comarca. “A instalação de mais uma vara é de imensurável importância, pois a demanda é grande e por mais que nos esforcemos ainda estamos em débito com a comunidade. Hoje são mais de 12 mil processos em tramitação”.

Presente ao evento, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Diniz Pinheiro, também destacou a importância da nova Vara e homenageou postumamente o deputado José Henrique Lisboa Rosa que também ajudou a viabilizar a instalação da Vara.

joaquimherculano.jpg
Na oportunidade, a Câmara Municipal de Conselheiro Pena, em sessão solene, concedeu ao presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, o título de cidadão honorário da cidade. O presidente do TJMG agradeceu a homenagem e disse que a homenagem é motivo de honra e orgulho. “Vem coroar meu esforço para aprimorar a justiça”.


Presenças

Presentes ao evento o corregedor-Geral de Justiça, Luiz Audebert Delage Filho, o desembargador Wanderley Paiva, o juiz cooperador na Comarca de Conselheiro Pena, Marco Antônio de Oliveira Roberto, o diretor do Foro da comarca de Governador Valadares, juiz Marcelo Carlos Cândido, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro, o prefeito Municipal de Conselheiro Pena, Roberto Balbino de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Conselheiro Pena, vereador Marcos Felicíssimo Gonçalves, entre outros.

Conselheiro Pena é uma comarca de primeira entrância, instalada em novembro de 1948. A comarca é formada pelos municípios de Alvarenga, Cuparaque, Goiabeira e Tumiriginta, além de Conselheiro Pena.

Fonte: TJMG
Foto: Marcelo Albert/TJMG