A 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Coromandel, localizada no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, registrou uma redução de 19% de seu acervo no período de novembro de 2022 a novembro de 2023. O acervo total caiu de 6.169 para 5.001. Já o acervo de processos conclusos apresentou uma redução de 61,52%, saindo de 2.074 para 789.
Titular da unidade e diretor do Foro, o juiz André Gustavo Lopes Moreira de Almeida conta que, ao se titularizar na Vara, em novembro de 2022, nas primeiras reuniões com a equipe de servidores, definiu algumas metas. Uma delas era reduzir o acervo processual e, principalmente, a quantidade de conclusões.
“Reorganizamos os fluxos de trabalho, a questão dos atos ordinatórios, que passaram a ser bastante utilizados pela secretaria, contribuindo para maior celeridade dos atos. No gabinete, direcionamos matérias para quem tem mais facilidade e também fizemos o Desdobramento do Planejamento Estratégico (DPE). Tudo isso contribuiu bastante para que pudéssemos reduzir tanto o acervo quanto a quantidade de processos conclusos”, disse o magistrado.
O juiz enaltece o trabalho desenvolvido por todos os servidores e servidoras da vara que abraçaram a ideia desde o primeiro momento, contribuindo com a definição de metas e fluxos de trabalho para que a redução do acervo fosse alcançada.