Mais uma etapa do programa Justiça na Escola foi realizada na semana passada, em 11 de dezembro, na comarca de Patrocínio. Diretores de 123 escolas se reuniram no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (Unicerp) para escolher o tema de uma palestra que será ministrada aos professores da cidade em fevereiro de 2015.
A aula sobre direitos e deveres dos alunos e da família será dada pelo procurador da República Guilherme Schelb, que vai ministrar o tema para duas turmas.
A palestra de 2015 será a segunda, das oito previstas dentro do cronograma do programa Justiça na Escola. Em setembro de 2014, o tema discutido foi “Medidas disciplinares”. Ainda serão tratados “Conflitos na escola”, “Violência na escola”, “Drogas na escola”, “Abuso físico e sexual”, “Direitos e deveres do professor” e “Família negligente”.
Na abertura do encontro da última quinta-feira, o juiz Serlon Silva Santos, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Patrocínio, explicou os objetivos do programa e apresentou o cronograma executado desde agosto, quando as atividades tiveram início. O magistrado também apresentou o planejamento para o primeiro semestre do ano que vem.
Programa
O programa Justiça na Escola foi pensado de forma a oferecer aos profissionais da educação da região de Patrocínio ferramentas que os auxiliem a lidar com as questões da comunidade escolar, principalmente no que diz respeito ao combate e à prevenção dos problemas que afetam as crianças e os adolescentes.
No encontro da última quinta-feira, o juiz Serlon Silva Santos defendeu a necessidade do envolvimento de todas as escolas da comunidade nas ações. O magistrado solicitou que cada instituição faça um levantamento dos problemas, de forma a permitir a abordagem conforme a realidade de cada escola.
Para o encontro, foi feito um vídeo institucional com informações sobre o programa. Uma cartilha também foi elaborada e será distribuída nas instituições de ensino.
Em sua fala, o magistrado manifestou a sua preocupação em relação à angústia vivida pelos profissionais da educação, que muitas vezes não sabem como lidar com as diversas situações conflituosas enfrentadas no dia a dia.
Corais
Durante o evento, se apresentaram crianças e adolescentes integrantes do projeto Renascença, que usa a música na socialização dos jovens. Estiveram no local o Coral Infantil do Projeto Renascença, o Infantil da Casa da Menina, o do Centro de Integração e Apoio ao Adolescente de Patrocínio (Ciaap) e o da Escola Ormy Araújo Amaral.
O programa Justiça na Escola tem como parceiros a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), a Prefeitura Municipal de Patrocínio, o Programa Proteger – Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infantojuvenil, o Conselho Comunitário de Segurança Preventiva de Patrocínio (CCSPP), a Associação Projeto Renascença, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM) e o Unicerp. O programa tem o apoio da direção do Foro da comarca de Patrocínio, da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio e do 46º Batalhão da Polícia Militar.
Fonte: TJMG
Foto: Divulgação/TJMG