Em seu pronunciamento, o desembargador Herculano Rodrigues, lembrou que as “ações são reflexos dos sentimentos, dos sonhos ou, ainda, decorrentes da necessidade – esta, sim, tem grande poder de mobilização. A instalação da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Pedra Azul foi resultado de tudo isso: necessidade, sonho e sentimento”.
Informou que, mensalmente, são distribuídos mais de 250 processos na comarca de Pedra Azul, o que representa um grande volume de trabalho para um único magistrado. “Diante dessa realidade, a instalação da nova unidade judiciária, com toda razão, era um sonho antigo dos líderes e desta comunidade", ressaltou o presidente do TJ.
Ainda em seu discurso, Herculano Rodrigues declarou que, infelizmente, numa instituição da amplitude do Judiciário mineiro, com suas 296 comarcas, mais de 6 milhões de processos em andamento, é impossível zerar a necessidade. “Sempre vamos conviver com a falta – e essa é uma constatação válida para outras esferas de nossa vida. Sempre queremos ou precisamos de mais alguma coisa”, complementou.
“Porém, ainda que as coisas não estejam exatamente como queríamos, é possível, sim, fazer o melhor, da melhor maneira possível. Posso escolher, a cada dia, a alternativa de oferecer o meu sorriso, o meu acolhimento, a minha compreensão, a minha gentileza, o meu serviço com qualidade ou, ainda mais, com amor.”, enfatizou.
Gente acolhedora
Definindo Pedra Azul de terra de gente acolhedora, que conserva o espírito mais autêntico da mineiridade, o desembargador Herculano Rodrigues lembrou que o local é também um berço de mestres. Entre eles, citou o saudoso ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, “magistrado admirável e merecedor da nossa mais profunda gratidão e reconhecimento”, o desembargador Sebastião Pereira de Souza, falecido recentemente, e o desembargador José Flávio de Almeida, presente no evento.
Representou a juíza diretora do Foro da comarca de Pedra Azul, Paula Roschel Husaluk, o juiz diretor do Foro da comarca de Medina, Arnon Argolo Matos Rocha, que está substituindo na comarca.
Com a instalação da nova vara, a vara única da comarca passa a ter a denominação e competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais.
Presenças
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, o ex-presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, o prefeito de Pedra Azul Daniel Pires de Oliveira Costa, magistrados, representantes do Ministério Público, advogados, entre outras autoridades.
Fonte: TJMG