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O juiz Rodrigo Colosimo comenta que a adoção de recursos tecnológicos em Porteirinha permanecerá de forma ininterrupta (Foto: Divulgação TJMG)

A Comarca de Porteirinha no Norte de Minas Gerais, para se adaptar às dificuldades impostas pela pandemia e prestar um serviço de qualidade ao cidadão, adotou ferramentas tecnológicas para dar celeridade aos trabalhos jurisdicionais. O juiz diretor do foro, Rodrigo Fernando Di Gioia Colosimo, disse que a busca da eficiência norteou o gerenciamento dos trabalhos. 

Entre as iniciativas, destacam-se intervenções no prédio do fórum com mudança na rede de internet que estava defasada. Realizadas as obras, foram criadas salas passivas, equipadas com internet, câmera e computador, para a realização de audiências virtuais.

Outra intervenção impactou na comunicação interna. O magistrado disse que anteriormente havia uma opção por conversas via telefone fixo ou presencial para encaminhamento dos trabalhos, o que provocava muita interrupção no trabalho.

“A mudança simples e que fez muita diferença foi a utilização da ferramenta hangouts por todos os servidores. Foram criadas várias salas para integrar os vários setores do fórum. A partir dessa alteração, todos passaram a utilizar esse aplicativo, o que gerou uma menor interrupção das práticas de atos processuais, uma vez que a comunicação é mais eficiente, instantânea e rápida”, afirmou.

Além disso, foram adotadas outras ferramentas de troca de arquivos em nuvem, tanto pelo gabinete quanto pelas secretarias, o que resultou em maior celeridade, eficiência e menor gasto de papel. 

O juiz Rodrigo Colosimo afirma que, com o recrudescimento da pandemia da Covid-19, inclusive com a decretação do estado de emergência em saúde pública, a melhoria da comunicação interna, somada ao uso do Processo Judicial eletrônico (PJe), contribuiu para que os serviços fossem realizados de forma ininterrupta, ainda que de forma remota.

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A comunicação entre os servidores do fórum de Porteirinha e com o público externo é feita de forma instantânea (Foto: Divulgação TJMG)

“Nesse aspecto, em relação ao gabinete, destaco que não tivemos qualquer dificuldade de comunicação. Havia, por exemplo, uma colaboradora que, apesar de residir em Riacho dos Machados, a 30 km da sede da Comarca, trabalhou normalmente sem precisar se deslocar à sede, sem qualquer dificuldade”. Segundo o juiz, as dúvidas da equipe eram sanadas imediatamente. De igual forma era o compartilhamento de arquivos e as reuniões de trabalho, disse.

Audiências e público externo

Inicialmente, uma das dificuldades encontradas estava relacionada à realização de audiências. Contudo, nesse ponto, houve avanços e Porteirinha se encontra totalmente equipada para a realização das sessões de maneira virtual. 

Foram criadas duas salas passivas devidamente equipadas para a realização de qualquer tipo de audiência. Além disso, o presídio local também conta com uma sala equipada para a realização de audiências de réus presos.

“Penso que, como consequência de termos aderido ao Juízo 100% digital, os atos presenciais pós pandemia serão excepcionais. Hoje podemos comandar todos os atos das audiências, dispensando os auxiliares, sendo estes utilizados em outras áreas, o que gera um aumento da produtividade”, afirmou o juiz Rodrigo Colosimo.

Outro ponto diagnosticado com necessidade de intervenção foi o atendimento ao público externo na secretaria judicial. Havia situações de acúmulo de pessoas que se dirigiam ao local no mesmo horário, sem agendamento.

A solução encontrada foi a adoção do balcão virtual aplicativo de mensagens WhatsApp para agendamento de horários, com ampla divulgação para a população.  

“A utilização da comunicação com o público externo pelo aplicativo WhatsApp teve muita receptividade por todos aqueles que utilizam os serviços do fórum de Porteirinha, já que tornou efetiva e célere a comunicação com os demais órgãos locais, bem como facilitou o acesso à justiça de advogados e jurisdicionados. A Comarca é bem extensa, conta com ampla zona rural e sem transporte público adequado”, disse o magistrado.

Segundo ele, as mudanças na rotina de trabalho exigiram empenho e criatividade dos servidores que se adaptaram às mudanças. Trata-se de uma modernização inédita e “hoje podemos ter certeza que o trabalho permanecerá ininterrupto, a despeito de qualquer dificuldade sanitária, e isso só foi possível graças à tecnologia e ao envolvimento da equipe”.

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As salas de trabalho contam com estrutura atualizada para atender o jurisdicionado (Foto: Divulgação TJMG)

Justiça mais célere e eficiente

O advogado Hugo Leonardo Souza Cunha, que é secretário geral na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Porteirinha, elogia o trabalho do magistrado e dos servidores por disponibilizarem ferramentas para facilitar o contato e a interação com o Judiciário local. “Essas medidas são muito bem recebidas pela classe de advogados, já que este contato instantâneo contribui para o bom andamento processual, principalmente no atual momento de pandemia”.

O policial militar Cláudio Araújo também elogia a implantação do WhatsApp que facilita o trabalho de contato com a vara judicial e o magistrado. “Antes, eu mandava e-mail e tinha que ligar para o fórum para confirmar o recebimento. Agora, ficou mais fácil ter retorno”.

O diretor do Presídio de Porteirinha, Antônio Adair Mendes, elogia a realização de audiências virtuais que facilitam os trabalhos da unidade prisional. Um fator positivo, observado pelo diretor, é a utilização de um  quantitativo menor de servidores para a realização das demandas judiciais.

O assessor do juiz Rodrigo Colosimo, Diego Dener Alves, comenta que houve “uma verdadeira revolução tecnológica nos trabalhos. Desde a mudança nos trâmites dos processos físicos para os virtuais, o incremento da tecnologia para comunicação entre os públicos interno e externo à realização de audiências, tudo isso, nos possibilitou enfrentar o atual momento de isolamento social com o menor impacto na prestação jurisdicional”.

A servidora Vanessa Dias dos Santos relata uma grande preocupação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em tornar mais ágil e acessível a prestação jurisdicional. “O impacto da adoção de ferramentas tecnológicas pode ser sentido na modernidade dos textos das decisões e sentenças que já servem como instrumento hábil à prestação almejada, não sendo necessário a expedição de outros documentos”, disse.

Ela acrescenta que um dos avanços alcançados na Comarca é a realização de audiências virtuais que permitem  participação instantânea das partes, de qualquer lugar que estejam, além da ampliação da comunicação internamente entre os servidores e externamente com as partes, via aplicativo de mensagem. “Entendo que essas ferramentas facilitam a prática diária do serviço forense e agiliza o cumprimento das diligências, o que resulta numa prestação jurisdicional mais célere e eficiente”.

Contatos

Abaixo os contatos da Comarca via WhatsApp:

• Secretaria Cível 38 3831 1677

• Secretaria Criminal 38 3831 1764

• Juizado e VEP 38 9 8401 8520

• Gabinete 38 9 9890 7952

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG