O município de Sete Lagoas ganhou, nesta neste mês de setembro, um importante reforço para a promoção da conciliação e da mediação com a inauguração do Posto Avançado Pré-Processual (Papre) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). A nova unidade está instalada dentro da Faculdade de Direito da UNOPAR, localizada na Rua Marechal Deodoro, 51, no centro da cidade.
O posto tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário da sociedade, oferecer orientação jurídica e promover soluções consensuais de conflitos, evitando a excessiva judicialização.
Durante a solenidade, o juiz Alessandro de Abreu Borges, coordenador do CEJUSC em Sete Lagoas, destacou a relevância da iniciativa. “Quando assumi o CEJUSC, tive a preocupação de tornar essa ferramenta conhecida pela sociedade. Precisamos desjudicializar e resgatar a capacidade de dialogar”, afirmou.
Segundo o magistrado, o novo espaço representa um avanço institucional significativo, ao aproximar a comunidade acadêmica do sistema de Justiça e possibilitar aos estudantes contato direto com a prática jurídica. “Mais do que isso, o posto garante à população um atendimento rápido, eficaz e qualificado, capaz de promover o diálogo e contribuir para a pacificação social, que é o que o Poder Judiciário sempre busca”, completou.
O juiz também ressaltou a importância simbólica de o posto estar localizado dentro de uma instituição de ensino superior. “É uma aproximação fundamental com a comunidade acadêmica, pois acreditamos que os jovens juristas devem ser formados com a mentalidade da conciliação, e não apenas do litígio. Tenho certeza de que essa experiência será exitosa e referência para Sete Lagoas”, afirmou.