uba.jpgO presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, inaugurou em 19 de março a Vara de Família, Sucessões e Ausência e Cartas Precatórias Cíveis e Criminais da comarca de Ubá, Zona da Mata mineira. O juiz José Martinho Nunes Coelho, diretor financeiro da Amagis, representou a Associação.

Segundo o presidente, a criação de uma nova vara judicial em Ubá está na lei há alguns anos e, agora, virou realidade. Para ele, o grande desafio é agilizar a prestação jurisdicional: são mais de 26 mil ações em andamento na comarca, integrada, além de Ubá, pelos municípios de Divinésia, Guidoval, Rodeiro e Tocantins.

Ainda de acordo com o presidente do TJMG, o que os números demonstram é que as pessoas têm recorrido cada vez mais ao Judiciário. “O lado positivo dessa situação pode ser traduzido em mais consciência dos direitos e mais cidadania. Mas advém dessa corrida à Justiça a sobrecarga de trabalho dos magistrados e dos servidores, além da falta de estrutura de atendimento. Por isso a administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem se empenhado no aparelhamento do Judiciário, e a percepção dessas necessidades é essencial para o implemento de melhorias”, explicou.

Herculano Rodrigues prestou uma homenagem ao desembargador Brandão Teixeira, natural de Ubá. “Uma referência de homem de bem, dedicado à árdua missão judicante, movido pela simplicidade e sabedoria. Conhecendo este cidadão de Ubá, posso vislumbrar a força desta comunidade, suas raízes sólidas, seus princípios e virtudes”, ressaltou o presidente.

Brandão Teixeira, agradecido, falou da carência e da fome de justiça dos cidadãos ubaenses. O desembargador chamou atenção para o fato de que, em Ubá, os juízes sempre souberam lidar com a dificuldade decorrente da insuficiência de varas na comarca. “Em nome desse povo, que sofreu pela carência de justiça, agradeço ao presidente Herculano Rodrigues, que tanto labuta pela Justiça”, agradeceu.

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, manifestou sua satisfação em estar presente naquele momento significativo de evolução e avanço do Poder Judiciário. “Venho trazer o aplauso e o reconhecimento do Poder Executivo ao profundo trabalho do Poder Judiciário e à profícua participação do desembargador Herculano Rodrigues à sua frente”, disse.

Autoridades Presentes

Estiveram presentes na solenidade a desembargadora Selma Marques; os desembargadores Marcos Lincoln dos Santos, Vanderlei Paiva, Alexandre Quintino Santiago; o juiz auxiliar da Corregedoria Sérgio André da Fonseca Xavier, representando o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Audebert Delage; o juiz diretor do Foro da Comarca de Ubá, Nilo Marques Martins Júnior; juízes da comarca e autoridades locais.

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira