Para resolver os conflitos de forma pacífica, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está instalando unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) nas comarcas do estado. Na última sexta-feira, 16 de outubro, foi a vez da comarca de Vespasiano. A solenidade de instalação foi realizada no auditório da prefeitura, que fica ao lado do fórum, com a presença de várias autoridades.

Cejus VespasianoFoto: Divulgação/TJMG

Em Vespasiano, a exemplo do que ocorre em outras unidades, o Cejus irá concentrar as audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. A coordenação da unidade está sob a responsabilidade da juíza Sayonara Marques, da 1ª Vara Cível da comarca de Vespasiano.

O Cejus já está em funcionamento na avenida Prefeito Sebastião Fernandez, 894, Centro, próximo ao fórum. O trabalho do Cejus de Vespasiano se realiza por meio da parceria do Judiciário com a prefeitura e o curso de direito da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh).

“Mais que a inauguração de um novo órgão que irá compor a estrutura do Poder Judiciário da Comarca de Vespasiano, celebra-se aqui a união de esforços de diversos setores da comunidade local, em prol da causa da Justiça e da pacificação social”, discursou o juiz diretor do foro, Fábio Gameiro Vivancos.



Presenças

Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Marotta; o desembargador Paulo Mendes; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Donizetti Ferreira da Silva; o procurador do estado Fábio Guimarães, representando o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta; a coordenadora do curso de direito da Faseh, Patrícia Gusmão; e representantes do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, além de servidores e operadores do direito.


Cejus em Minas

A Resolução 692/2011, do TJMG, prevê a criação dos Cejus em todas as comarcas de Minas Gerais. A coordenação do Cejus fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin).

Em Minas, já possuem Cejus as seguintes comarcas: Belo Horizonte, Patos de Minas, Viçosa, Pouso Alegre, Itaúna, São João del-Rei, Caeté, Governador Valadares, Itajubá, Lambari, Tombos, Conselheiro Lafaiete, Santa Bárbara, Paracatu, Curvelo, Varginha, Ponte Nova, Montes Claros, Juiz de Fora, Santa Luzia, Serro, Virginópolis, Monte Carmelo, Ubá, Igarapé, Visconde do Rio Branco, Nepomuceno, Contagem, Malacacheta, Lavras, Oliveira, Campo Belo, Lagoa Santa, Tupaciguara, Coromandel e Santo Antônio do Monte.

A unidade do Cejus em Vespasiano é a 37ª em Minas.

Fonte: TJMG