A Comarca de Viçosa promoveu, entre os dias 17 e 20 de janeiro, o “Curso de Capacitação em Justiça Restaurativa”, com o objetivo de promover a formação de facilitadores capacitados em utilizar os círculos restaurativos e a mediação vítima-ofensor.

jrvicosa

Segundo a juíza Adriana Fonseca Barbosa Mendes, da 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa, o resultado foi muito positivo, com a participação de diversos segmentos da sociedade.

“A Justiça Restaurativa tem dois instrumentos. Um que é o círculo restaurativo e o outro, a mediação vítima-ofensor”, disse a magistrada, que destacou que as equipes devem começar a trabalhar em fevereiro, desenvolvendo projetos da Justiça Restaurativa, a Justiça Restaurativa na comunidade e o processo judicial.

O curso teve a participação de servidores do TJMG, integrantes dos Cejus, servidores da Prefeitura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), advogados, professores, defensores públicos e juízes.

jrvicosa2

Os capacitados foram divididos em três equipes, que atuaram com os processos judiciais, outra, com mediação escolar e a Justiça Restaurativa e uma terceira com a comunidade, buscando evitar que os processos cheguem ao Judiciário.

O curso foi oferecido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Câmara Municipal de Viçosa.