Jacinto, Nanuque, Carlos Chagas e Teófilo Otoni, comarcas da 6ª Região de atuação da Corregedoria, receberam visita de inspeção da Corregedoria-Geral de Justiça durante a última semana, entre os dias 3 e 6 de setembro. O grupo, liderado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, conferiuin locoo andamento dos trabalhos nas comarcas. A ação ocorreu paralelamente às correições extraordinárias gerais nas comarcas de Almenara e Águas Formosas.

A visita de inspeção é uma nova modalidade de atuação no interior implantada pela Corregedoria. As visitas não têm caráter correicional e reafirmam a importância dada à orientação, um dos pilares de atuação da Casa Correicional de Minas, explica o corregedor Audebert Delage. “Primeiro a Corregedoria orienta, depois fiscalizamos, para depois, se for o caso, atuarmos disciplinarmente”, disse.

O corregedor Audebert Delage foi acompanhado pelos juízes auxiliares da Corregedoria Adilon Cláver de Resende, responsável pelos foros judicias da 6ª Região, Andréa Cristina de Miranda Costa, responsável pelos serviços notarias e de registro (cartórios), Marcelo Rodrigues Fioravante, responsável pela Coordenadoria dos Juizados Especiais (Cojesp) e pelo servidor da Corregedoria Anderson Menezes de Oliveira.

Nas oportunidades em que falou aos servidores das comarcas, Audebert Delage destacou os desafios que a Justiça tem a superar, a importância do entrosamento entre os servidores e magistrados e elogiou a motivação dos servidores. “É um dever do corregedor conhecer a realidade de trabalho da Justiça do interior”, disse.

A emissão da certidão de nascimento nas maternidades, a implantação da Central de Registro Civil, a expansão do selo de fiscalização eletrônico nos cartórios e o novo Código de Normas dos Serviços Extrajudiciais, projetos relacionados aos serviços notarias e de registro desenvolvidos pela Corregedoria, receberam destaque na pauta do corregedor com os magistrados do interior.

As visitas de inspeção começaram na terça-feira pela comarca de Jacinto, no Fórum Doutor Alziton da Cunha Peixoto, onde o grupo foi recebido pelo juiz Anderson Fábio Nogueira Alves. No dia seguinte, o corregedor e os juízes auxiliares da Corregedoria se reuniram com alguns juízes da comarca de Teófilo Otoni.

No Fórum Doutor Juvêncio Jacinto Oliveira Filho, na comarca de Nanuque, o grupo foi recebido pelos juízes Edson Alfredo Sossai Regonini e Rafael Niepce Verona Pimentel, na quinta-feira. No final da tarde foi a vez da comarca de Carlos Chagas receber a visita no Fórum Doutor José Delvart Pimenta Murta, onde foram recebidos pelo juiz Renzzo Giaccomo Ronchi.

Esta é a terceira viagem de visitas de inspeção promovida pela Corregedoria. Em junho, na primeira visita, o grupo foi às comarcas de Buritis, Arinos, Bonfinópolis e Unaí. Em julho, entre os dias 16 e 19 de julho, as comarcas de Januária, Manga, Porteirinha, Janaúba, Salinas e Grão Mogol receberam a equipe da Corregedoria.

Interior

Um dos principais objetivos das visitas de inspeção é permitir que a Corregedoria confira in loco a execução das atividades da Justiça no interior do Estado. Na comarca de Jacinto, o grupo da Corregedoria presenciou a travessia do rio Jequitinhonha por barco, realizada pelo oficial de justiça Amaury Mares Cardoso, na volta do cumprimento de uma diligência no município de Jordânia. O percurso terrestre é feito de motocicleta, que também foi transportada pelo barco. A balsa, que normalmente é utilizada, está parada devido ao baixo nível das águas do rio, restando então, a travessia por pequenos barcos, como o utilizado pelo servidor.

Fonte: TJMG