Diversos magistrados foram indicados para receber a Medalha Hélio Costa em 2011. A comenda é entregue a cada dois anos às pessoas que prestam importantes contribuições ao trabalho do Judiciário. Cada comarca indica um homenageado, que é escolhido por uma comissão. A cerimônia de entrega também é realizada em cada comarca, preferencialmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa do Dia da Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, foi agraciado com a Medalha Hélio Costa em Juiz de Fora. Entre os homenageados deste ano estão ainda os desembargadores do TJMG Áurea Maria Brasil Santos Peres, indicada em Sabinópolis; Carlos Augusto de Barros Levenhagen, o homenageado em Lavras; Dídimo Inocêncio de Paula, em Barbacena; Guilherme Luciano Baeta Nunes, em Leopoldina; Jane Ribeiro Silva, em Bom Sucesso; e Maurício Barros, em Patrocínio.

Juízes

Também foram indicados os juízes Adriana Fonseca Barbosa Mendes, em Ponte Nova, Andréa Cristina de Miranda Costa, em Senador Firmino, Andréia Lopes de Freitas, em Nova Resende, Cairo Luiz Cordeiro Gibran, em Jequeri, Daniele Rodrigues Marota Teixeira, em Ervália, Diógenes de Araújo Neto, em Divino, Edson Feital Leite, em Manhuaçu, Fernando Fulgêncio Felicíssimo, em Iturama, Flavia Generoso de Mattos, em Ibiá, Francisco de Assis Corrêa, em Cláudio, Geraldo de Sousa Lopes, em Passa-Tempo, Geraldo Luiz de Castro Nogueira, em Matozinhos, Henrique Alves Pereira, em Pedro Leopoldo, Iandara Peixoto Nogueira, em Unaí, José Armando Pinheiro da Silveira, em Miradouro, José Augusto Lourenço dos Santos, em Timóteo, José Geraldo Miranda de Andrade, em Lagoa Santa, José Henrique Mallmann, em João Pinheiro, José Humberto da Silveira, em Itapajipe, Júlio César Silveira de Castro, em Rio Preto, Kléber Alves de Oliveira, em Pompéu, e Luiz Fernando Rennó Matos, em Cristina.

Foram homenageados ainda os juízes Maraíza Francisca Escolástica Maciel Costa, indicada em Guapé; Marco Aurélio Abrantes Rodrigues, em Carlos Chagas; Maria Dolores Gióvine Cordovil, em Buenópolis; Maria Jacira Ramos e Silva, em Bonfim; Moema Miranda Gonçalves, em Vespasiano; Napoleão Rocha Lage, em Mesquita; Paulo Mendes Álvares, em Contagem; Paulo Tristão Machado Júnior, em Pirapetinga; Pedro Marcos Begatti, em Tupaciguara; Renata Abranches Perdigão, em Martinho Campos; Robert Lopes de Almeida, em Carangola; Romário Silva Junqueira, em Santa Rita do Sapucaí; Ronaldo Ribas da Cruz, em Itamonte; Sandra Eloísa Massote Neves, em Betim; Selmo Sila de Souza, em Pedralva; Thiago Colnago Cabral, em Montalvânia; Thiago França de Resende, em Carmópolis de Minas; Valéria da Silva Rodrigues, em Muriaé; e Walter Zwicker Esbaille Júnior, em Araçuaí.

Aposentados

Os juízes aposentados Gelásio Marinelli Megale, José Geraldo Braga da Rocha, Lêda Carneiro e Waldemar Menezes Filho foram os homenageados em Paraguaçu, Virginópolis, Eugenópolis e Sete Lagoas, respectivamente.

A Medalha Hélio Costa é entregue desde 1996. O desembargador Hélio Costa foi presidente do TJMG e corregedor-geral de Justiça. Atualmente, é superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e membro honorário do Instituto da História da Medicina e da Sociedade Mineira de Cultura.

Para conferir a lista completa de pessoas agraciadas, clique aqui.

Fonte: TJMG