seminarionortemesa.jpg

Teve início na manhã desta sexta-feira, 09, em Montes Claros, no Norte de Minas, o V Seminário Eleitoral, realizado pela Amagis, juntamente com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com a Corregedoria Geral de Justiça e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

O presidente da Amams e prefeito do município de Patis, Valmir Moraes de Sá, destacou a importância da realização do evento em um ano eleitoral e agradeceu a presença de todas as autoridades.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, cumprimentou os presentes e também salientou a importância da realização do seminário. “Uma democracia não se faz sem participação, debate e cidadania. Uma cidadania não se faz sem direitos que saiam da letra da lei e sejam materialmente garantidos. Isso tudo não se obtem se os órgãos componentes da Justiça dessa sociedade não estiverem integrados por pessoas dispostas ao debate entre si, com a população, prestando contas daquilo que lhes foi confiado, que é o futuro da nação. Todos os envolvidos no processo eleitoral devem estar dispostos e saber ouvir diversidades e adversidades. É desse jogo de ideias que surge o melhor, um futuro melhor para todos nós”, afirmou o presidente da Amagis.

O diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE\MG, juiz José do Carmo Veiga, saudou os presentes e parabenizou os realizadores do seminário, que, segundo o magistrado, “é um trabalho em prol da consolidação democrática do nosso país”.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio Paduani, parabenizou a região Norte de Minas, através dos órgãos representativos que promovem este seminário. “Na condição de corregedor-geral de Justiça parabenizo a todos os responsáveis pelo evento. Desejo que, como nas edições anteriores, este seminário seja profícuo, com resultados altamente satisfatórios”, disse.

O juiz Paulo Tamburini, conselheiro do CNJ e juiz auxiliar da presidência do Conselho, proferiu palestra sobre as garantias eleitorais, inovações tecnológicas e alterações legistativas.

Neste momento, a juíza Mariza Porto, do TRE\MG, profere palestra sobre registro de candidatos, diplomação e nulidade da votação.

O seminário acontece hoje, até às 17h, no auditório da OAB 11ª Subseção Montes Claros (rua Dr. Valter Ferreira Barreto, nº 154, Bairro Ibituruna).