A comissão externa criada para elaborar o anteprojeto de Código de Processo Penal realizará sua 11ª reunião nesta terça-feira (14), na qual os juristas continuarão a discussão da minuta do anteprojeto do novo Código de Processo Penal (CPP). Nas últimas duas reuniões, realizadas no final de março, o colegiado abordou aspectos relativos ao tribunal do júri e a recursos de embargos declaratórios.

A maioria do colegiado concordou em sugerir que, no novo Código de Processo Penal, o tribunal do júri seja composto por oito membros e que, em caso de empate, o réu seja absolvido. Apesar de o tema ter sido discutido amplamente, essa decisão não foi tomada pela unanimidade dos juristas.

A comissão também vai sugerir que o anteprojeto de CPP limite os recursos de embargos declaratórios a apenas uma oportunidade. A medida poderá gerar maior celeridade ao julgamento de recursos nos tribunais brasileiros.

A comissão é composta por nove juristas e foi instalada em 2008, por requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES). O objetivo é atualizar o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41), que está em vigor há cerca de 70 anos. O anteprojeto elaborado pela comissão será avaliado em audiências públicas, para a produção da redação final com as contribuições da sociedade. O texto final ainda será examinado pelos senadores e transformado em projeto do novo Código de Processo Penal.

Desde a sua constituição, a comissão tem recebido sugestões da sociedade - já foram 351 contribuições, a maioria (343) enviada por e-mail. As contribuições podem ser enviadas pelo site http/www.senado.gov.br/novoccp ou pelo endereço eletrônico novoccp@senado.gov.br

Fonte: Agência Senado