A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza nesta tarde audiência pública com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, para discutir sua intenção de contratar instituto de pesquisa por R$ 1 milhão para acompanhar os movimentos do eleitorado feminino durante a campanha eleitoral.
O requerimento para o debate foi apresentado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), com base em informação publicada no último dia 9 pela Folha de S.Paulo.
"A pesquisa prevê o monitoramento do comportamento da mídia durante a campanha e análise dos debates entre candidatos. A utilização da máquina pública com interesses eleitorais é uma afronta. Quero reagir a isto", disse Macris.
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) defendeu a pesquisa. "Os partidos precisam lançar pelo menos 30% de candidatas mulheres. Os partidos conseguem esse número de candidaturas ou não? E, mesmo quando atingem a cota de 30%, as candidatas estão defendendo as bandeiras que historicamente o movimento feminino está defendendo? Então, há muitas perguntas e poucas respostas", disse.
A audiência será realizada às 14h30, no plenário 11.
Fonte: Câmara