O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, conduziu na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, a primeira reunião de análise da estratégica (RAE) com o Comitê Estratégico de Gestão Institucional. O encontro teve por objetivo, entre outros aspectos, apresentar a atualização do Planejamento Estratégico do Tribunal mineiro para 2019.

Um trabalho de fôlego foi empreendido pela Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), nos últimos meses, para atualizar as informações do planejamento estratégico. Durante a reunião, o resultado desse esforço foi apresentado pelo secretário da Seplag, João Victor Silveira Rezende, para deliberação pelos membros do comitê.

“Em meu nome, e também em nome dos demais membros da direção do Tribunal mineiro, quero agradecer ao secretário da Seplag, bem como a toda a sua equipe, pelo trabalho realizado. Parabenizo a todos vocês pelo esforço e pelo empenho com que têm se dedicado ao Judiciário mineiro. Vocês têm alcançado resultados que muito nos orgulham”, declarou o presidente Nelson Missias de Morais.

noticia-Reuniao-comiter-executivo.jpg

Metas do CNJ e do TJMG

No início da apresentação, o secretário apresentou uma linha do tempo, mostrando o início das discussões sobre as metas nacionais para o Judiciário, ainda em 2009, e fez um percurso dos principais momentos desse debate, até chegar ao marco da posse da nova gestão da corte estadual mineira, em 29 de junho do ano passado.

“Atualizar o planejamento é importante para adequá-lo às diretrizes da Presidência no biênio 2018-2020, para que sejam incluídas as metas nacionais aprovadas no 12º Encontro Nacional do Poder Judiciário, para que se estabeleçam novas metas para indicadores cujos alvos já foram alcançados e para que seja feita a adequação de indicadores não mensuráveis ou de difícil coleta de dados”, observou o secretário.

Entre outros pontos, Rezende apresentou o mapa estratégico do Tribunal mineiro, com cada uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJMG e os respectivos indicadores, bem como as iniciativas definidas para alcançá-las e os gestores responsáveis por elas. Apresentou também uma agenda setorial estratégica com dez ações pontuais de cada área, que podem contribuir para o alcance da estratégia do TJMG.

Os próximos passos, explicou o secretário, incluem o acompanhamento e a avaliação do Planejamento Estratégico – o Comitê Estratégico de Gestão Institucional irá realizar reuniões para promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho institucional – e a promoção de iniciativas para divulgar os compromissos assumidos pelo TJMG em seu Planejamento Estratégico, em consonância com o plano de comunicação da Casa.

Ao final da apresentação, o secretário deixou para os presentes, como inspiração, uma frase de Peter Drucker, reconhecido como o pai da administração moderna: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.

Presenças

Participaram da reunião o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o 1º vice-presidente, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer, o corregedor-geral de justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes; os juízes auxiliares Delvan Barcelos Júnior, Rosimeire das Graças do Couto, Armando Ghedini Neto, Luís Fernando de Oliveira Benfatti e José Ricardo dos Santos de Freitas Véras; o secretário da Seplag João Victor Rezende; o assessor técnico Hilton Secundino Alves; e os servidores Luiz Cláudio de Souza Alberto, Giovana Álvares de Moura, Guilherme Augusto Mendes do Valle e Renato Cardoso Soares.

noticia1-Reuniao-comiter-executivo.jpg

Membros de comitês

Na oportunidade, foram validados os nomes indicados pelo Comitê Estratégico para integrar o Comitê Orçamentário de 1º Grau e o Comitê Gestor Regional: como desembargadores titulares, Marcos Lincoln dos Santos e Ramom Tácio de Oliveira; como desembargadores suplentes, Fortuna Grion e Amauri Pinto Ferreira; como juízes titulares, Cristiana Gualberto e Riza Nery; como juízes suplentes, José Eustáquio Lucas Pereira e Luziene Medeiros. Os servidores indicados foram André Saldanha e Milena Kufman (titulares) e Renato Soares e Guilheme do Valle (suplentes).

Foram também validados nomes indicados pela Presidência para integrar o Comitê Orçamentário de 2º Grau: como desembargadores titulares, José Arthur de Carvalho Pereira Filho e Gilson Soares Lemes; como desembargadores suplentes, Edison Feital Leite e Octavio Augusto De Nigris Boccalini. Como juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, na posição de titular, e Delvan Barcelos Júnior, como suplente.

Logomarca

Ao Comitê Estratégico foi apresentada também, durante a reunião, uma nova logomarca para o Planejamento Estratégico do TJMG. A marca une a imagem de uma seta – com referência a um norte a seguir – e de uma peça do jogo de xadrez, o cavalo, simbolizando aspectos como estratégia e leitura de cenários. A logomarca foi validada pelo grupo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG