Cooperação em 30 varas da capital, resultando em mais de 14 mil sentenças. Esse foi o resultado do trabalho do Comitê de Avaliação de Cooperação Jurisdicional no biênio 2012/2014, na gestão do corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho. O resultado foi apresentado em 16 de junho.
O corregedor enfatizou o caráter democrático do comitê e de suas decisões e comemorou os resultados obtidos. Lembrou que, durante o período, os critérios foram aperfeiçoados. Ele citou a ampliação dos trabalhos, que contemplaram também as varas em que a média de sentenças não foi alcançada por motivo justificado. Para ele, o sucesso dos trabalhos é conseguir benefício para os jurisdicionados.
Na ocasião, o corregedor relembrou a cerimônia ocorrida no último dia 13 de junho, quando foram agraciados com a medalha Ruy Gouthier de Vilhena alguns representantes que contribuíram para a Justiça de 1ª Instância em sua gestão. Para o corregedor, sua gestão foi gratificante, pois participou de realizações que agora pertencem à história do Poder Judiciário.
O juiz diretor do Foro, Marco Antônio Feital Leite, também destacou os resultados positivos e o aprimoramento da cooperação conquistada por meio dos debates. Ele anunciou que, devido ao período de férias de alguns juízes auxiliares e ainda à necessidade de se substituir alguns titulares por motivos diversos, entre estes o início do período eleitoral, não haverá juízes disponíveis para cooperação no mês de julho. Os pedidos de cooperação serão avaliados novamente em agosto.
A gestão do corregedor-geral de justiça termina no próximo dia 30.
Fonte: TJMG