O Comitê Estratégico de Gestão Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) validou, no último dia 10, proposta apresentada pelo Comitê Executivo com revisões das iniciativas, dos indicadores e das metas estabelecidas para o Planejamento Estratégico 2016. A proposta validada deverá também ser aprovada pelo Órgão Especial.

Integram o Comitê Estratégico os desembargadores titulares dos cargos de presidente, vice-presidente, corregedor-geral de justiça e vice-corregedor. O comitê validou a revisão do Planejamento Estratégico 2016 durante uma reunião de análise da estratégia (RAE).

As RAEs acontecem trimestralmente, conforme previsto na Resolução 774/2014 do TJMG, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica no âmbito do Tribunal. A RAE que revisa o Planejamento Estratégico é feita anualmente, sempre no mês de março.

Revisão para 2016

Com base na porcentagem de cumprimento das metas previstas no Planejamento Estratégico 2015, o planejamento deste ano foi redesenhado e alinhado à estratégia nacional, com a inclusão de novas ações para atendimento das oito metas nacionais. O documento estabelece ainda indicadores para o período de 2016 a 2020.

A proposta validada pelo Comitê Estratégico estabelece, entre outras novidades, que em 2016 um novo modelo de acompanhamento das iniciativas estratégicas deverá ser adotado pela instituição, com a criação do Comitê de Monitoramento Permanente de Iniciativas Estratégicas. Entre as alterações que se destacam na proposta, está ainda o fato de que as RAEs passarão a ser realizadas a cada quatro meses, e não mais trimestralmente.

Outra mudança refere-se ao painel estratégico (documento em que são listadas as metas, os indicadores e as iniciativas estratégicas para cada ano). Esse documento não será mais parte do ato normativo que disciplina o Planejamento Estratégico. A medida visa a facilitar a revisão de metas, ao longo de um mesmo ano, sem que haja necessidade de alteração de ato normativo.

Comitês Estratégico e Executivo

Juntos, os Comitês Estratégico e Executivo desenham o Planejamento Estratégico do TJMG. Enquanto o Comitê Estratégico é o responsável por definir as políticas, as diretrizes e o plano estratégico de gestão institucional, o Comitê Executivo tem por objetivo planejar e assegurar a implantação do plano estratégico de gestão institucional e da programação anual de projetos e atividades aprovados pelo Comitê Estratégico, bem como facilitar o alcance dos resultados referentes às metas estabelecidas.

Do Comitê Executivo, fazem parte o presidente do TJMG, que o preside, o secretário especial da Presidência, a secretária executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional, os secretários de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária do Tribunal de Justiça e de Padronização da Primeira Instância, Suporte ao Planejamento e à Ação Correcional, os diretores executivos, os assessores de Gestão da Inovação e de Comunicação Institucional e os membros da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional.


Fonte: TJMG