amb_13_1_14.jpg

Uma comitiva de magistrados mineiros esteve em visita à sede da AMB, nesta segunda-feira (13), quando foi recebida pelo presidente em exercício, Nelson Missias de Morais, que estava acompanhado do diretor-presidente da ENM, Marcelo Piragibe, e do coordenador da Justiça Militar, Edmundo Franca.

O grupo liderado pelo presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, era composto pelos magistrados Bruno Terra Dias, Reynaldo Ximenes Carneiro, Tiago Pinto, Doorgal Andrada, Edison Feital Leite, Luzia Divina de Paula Peixoto, Geraldo Domingos Coelho e Rosimere das Graças do Couto.

Nelson Missias manifestou satisfação com a visita e disse que foi uma demonstração clara de apoio incondicional à gestão de João Ricardo Costa (presidente da AMB). “Esse simbolismo nessa breve interinidade demonstra a nossa união que será perene e para o bem da magistratura”, disse Missias.

Marcelo Piragibe disse que a visita deixou a ENM muito lisonjeada, uma vez que ele é o segundo mineiro a presidir a escola. “Para mim, como presidente da Escola, é uma grande honra receber todos e saber que estão dando continuidade a um trabalho muito reconhecido do ministro Sálvio Figueiredo e que se expandiu para o Brasil. Hoje, a escola que presido está muito fortalecida devido, inclusive, com esse trabalho nosso, e do saudoso Sálvio Figueiredo”, assinalou.

Outro ponto destacado por Piragibe é que o grupo veio reafirmar que Minas Gerais está unida. “E, agora, está em sintonia completa com a AMB, e vamos participar dessa luta. Aqui, está presente toda a liderança de Minas Gerais e mostrando que está em sintonia com essa gestão que se inicia”.

Para Herbert Carneiro, foi uma visita de cortesia da direção da Amagis à AMB. “Estamos aqui porque Minas Gerais teve a honra e o privilégio de apoiar essa atual gestão e deixar claro que a Amagis deposita integral confiança na atual gestão, acreditando que realmente assumirá o compromisso de valorizar a magistratura brasileira”. Herbert disse ainda que sabe dos diversos embates que os magistrados terão pela frente, especialmente no Congresso Nacional, com projetos de leis de interesse da classe.

“Mais uma vez, estamos hipotecando o apoio da Associação dos Magistrados Mineiros à AMB, na gestão do doutor João Ricardo, que tivemos o privilégio de apoiar. A visita está acontecendo de maneira muito especial porque está na Presidência interina o nosso líder, Nelson Missias. Foi a liderança dele que possibilitou que Minas Gerais tivesse o apoio destacado na eleição da atual gestão. Da mesma forma também está na Presidência da Escola Nacional da Magistratura (ENM), um mineiro, Marcelo Piragibe”, ressaltou, reafirmando o compromisso de unidade de Minas Gerais em apoio à atual gestão da AMB. “Posteriormente, faremos uma visita a João Ricardo, mas não poderíamos deixar de estar aqui, hoje, em razão dessa interinidade de Nelson Missias”, enfatizou.

Edmundo Franca falou da importância da vinda do grupo mineiro. “Foi um encontro oportuno porque os integrantes da Associação dos Magistrados de Minais Gerais vieram trazer apoio, solidariedade e estímulo à nova diretoria da AMB, no momento em que toda a administração da AMB se une nos projetos e tem a mesma linha de ação, de prestigiar Nelson Missias, e de igual modo prestigiar a administração de João Ricardo, uma vez que ambos têm idênticos compromissos com a magistratura”.

Confira o depoimento dos outros participantes da visita:

“É um motivo de alegria estar aqui, hoje, especialmente para mim, pois me envolvi na campanha com amigos muito sérios que venceram as eleições e que têm todo o potencial para recolocar a AMB, seja a instituição, seja a Escola Nacional da Magistratura, a serviço da magistratura nacional. Hoje, a AMB está sob a presidência interina do desembargador Nelson Missias, nosso amigo que foi presidente da Amagis, eu o sucedi na Presidência da Amagis, e isso é um motivo de alegria também porque um mineiro, após tantos anos, ainda que interinamente, assumir a Presidência da AMB. Isso tinha de ser registrado pelos magistrados mineiros. A visita, hoje, cumpre no plano pessoal uma satisfação imensa para mim. E, no plano institucional, o dever de cumprimentar a nova administração e valorizar a interinidade do desembargador Nelson Missias”

Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis

“Foi uma demonstração de apreço e reconhecimento à liderança do Nelson Missias, em Minas. Ele foi presidente da nossa Associação e, como tal, teve uma atuação muito significativa. Estamos aqui para registrar o nosso apreço ao Nelson e, ao mesmo tempo, parabenizar o João Ricardo pela iniciativa que teve de, logo no início da gestão dele, designar o Nelson para a interinidade”

Reynaldo Ximenes Carneiro, ex-presidente da Amagis e desembargador aposentado de Minas Gerais (TJMG)

“Estamos aqui para reafirmar a confiança de Minas Gerais na gestão de João Ricardo Costa, assim como apoio às propostas lançadas durante a campanha e que temos fé no firme propósito dele levar adiante a sua política de defesa da magistratura, das prerrogativas defesa institucional, também no âmbito da ENM pelo trabalho do Marcelo Piragibe. Portanto, é uma vista ampla de relevância das virtudes do trato relacional que é próprio de Minas Gerais”

Tiago Pinto, desembargador de Minas Gerais (TJMG)

“Retorno à AMB, após ter sido duas vezes vice-presidente de Relações Institucionais, vendo essa nova gestão trazendo para todo o Judiciário brasileiro uma disposição de luta e uma determinação de defesa em favor da classe e de novos avanços. Com muita alegria, vejo a interinidade de colega Nelson Missias ocupando a Presidência da AMB. E, nesse momento, que o presidente João Ricardo se afastou e delegou a função ao doutor Nelson Missias, a AMB está em mãos competentes”

Doorgal Gustavo Borges de Andrada, ex-presidente da Amagis e ex-vice-presidente de Relações Institucional da AMB

“Tínhamos, em Minas Gerais, Nelson Missias como líder da magistratura mineira. E, por cortesia, resolvemos fazer uma visita nessa interinidade dele na presidência. Viemos aqui trazer o apoio de Minas para essa nova administração da AMB”

Edison Feital Leite, desembargador de Minas Gerais

“Achamos muito importante estar aqui. Coincidentemente, estávamos agendados para essa visita em Brasília, porque apoiamos a chapa do João Ricardo Costa, e fizemos uma campanha de apoio. Essa foi uma época oportuna porque o desembargador Nelson Missias ocupa a presidência interinamente, e isso é muito importante e uma grande satisfação, porque o apoio à nova diretoria é total”

Luzia Divina de Paula Peixoto, vice-presidiente da Amagis

“Foi muito bom sermos recebidos por Nelson Missias nesse momento. É muito importante para Minas Gerais e para o Brasil todo. Estamos com muito esperança e confiança nessa gestão da AMB, porque João Ricardo e Nelson Missias são pessoas influentes e sabemos que vão fazer muito em prol da magistratura”

Rosimere das Graças do Couto, diretora de Comunicação da Amagis

Fonte: Daise Lisboa - AMB