O corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Antônio Marcos Alvim Soares, acompanhado dos juízes auxiliares da Corregedoria José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, Andréa Cristina de Miranda Costa, Cássio Azevedo Fontenelle, Wilson Almeida Benevides, Leopoldo Mameluque e Gilson Soares Lemes visitaram, no final da tarde de sexta-feira, 22 de outubro, o Fórum Dr. Pedro Aleixo, na comarca de Contagem. A comitiva foi recebida pelo juiz diretor do Foro da comarca, Marcus Vinícius Mendes do Valle, e por um grupo de magistrados que atuam na comarca.

Durante o encontro o corregedor Alvim Soares se solidarizou com os presentes e manifestou preocupação a respeito dos problemas de segurança que os fóruns do Estado vivem. Na noite do dia 18 para 19, o vigilante Paulo Aparecido de Jesus foi morto por um grupo que, aparentemente, tentou roubar armas depositadas no Fórum.

O corregedor afirmou ainda que a segurança dos magistrados e servidores é uma preocupação constante da Corregedoria. O desembargador Alvim Soares disse também querer receber dos magistrados sugestões sobre o tema da segurança e que a Corregedoria deve servir como um canal de comunicação entre os juízes e o Tribunal.

Também estiveram presentes no encontro o coronel Alvear, o tenente coronel Amilton e o major Costa, que se comprometeram com reforços na segurança do Fórum até que as medidas de segurança sejam totalmente implementadas pelo Tribunal.

O juiz diretor do Foro da comarca, Marcus Vinícius Mendes do Valle, agradeceu a pronta assistência da Corregedoria no dia do fato e citou os problemas de segurança enfrentados na comarca. O juiz também contou ao corregedor sobre uma comissão de segurança que já atua na comarca para debater o tema.

O juiz auxiliar da Corregedoria Leopoldo Mameluque informou aos presentes as medidas urgentes que já estão sendo tomadas pelo Tribunal, com o objetivo de garantir a segurança de todos na comarca.

Fonte: TJMG