Os eleitores de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberlândia e outras grandes cidades mineiras que quiserem votar por meio da identificação biométrica de seus dados nas Eleições 2016 podem procurar os postos da Justiça Eleitoral nestes municípios e devem levar um comprovante de endereço. É importante que o eleitor não se esqueça da documentação necessária, que também inclui um documento oficial com foto, já que, sem ela, o cadastramento não pode ser feito.
Para se cadastrar, eleitores de algumas cidades podem agendar dia e horário pelo site do TRE-MG ou peloDisque-Eleitor (148). O atendimento nas Centrais de Atendimento ao Eleitor da Capital é feito das 8h às 17he nas Centrais do interior, o eleitor pode ser atendido das 12h às 18h, com exceção de Uberlândia, onde o atendimento é feito das 10h às 17h30, quando são distribuídas senhas aos eleitores que estiverem na Central. Os eleitores só são atendidos nas Centrais ou cartórios das cidades com a qual têm vínculo.
Para não perder a caminhada, o eleitor deve ficar atento à documentação necessária: sem ela, o servidor da Justiça Eleitoral não pode completar o atendimento. O comprovante de residência, por exemplo, édocumento indispensável mesmo nas cidades onde a biometria não é obrigatória, já que é necessário que o eleitor comprove vínculo com o município onde pretende votar nas próximas eleições. Sem saber dessa exigência, vários eleitores estão voltando sem serem atendidos.
Se for o caso da primeira inscrição como eleitor, os do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Quem precisar se ausentar de compromissos para fazer o cadastramento biométrico pode solicitar uma certidão de comparecimento à Justiça Eleitoral com o objetivo de justificar eventual ausência ou atraso em seu trabalho.
Desde setembro é que a biometria começou a chegar às grandes cidades mineiras. Em Belo Horizonte, até o final do mês de outubro, mais de 17 mil eleitores já estavam biometrizados. As Centrais de Atendimento ao Eleitor da Capital têm recebido mais de 500 eleitores por dia e o movimento tende a crescer à medida que a divulgação tem aumentado e se aproxima o fechamento do cadastro de eleitores, na primeira semana de maio de 2016. Nas outras grandes cidades mineiras, o movimento também tem aumentado : em Betim, por exemplo, o recorde de atendimentos diário foi batido na última semana de outubro, quando 100 eleitores fizeram o cadastramento biométrico em um dia.
Outros municípios
Em alguns casos, envolvendo cidades menores, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.
Fonte: TRE-MG