A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, no último final de semana, da 16ª edição do Encontro Delas, corrida de rua que reuniu cerca de 1.500 de mulheres no Bairro Belvedere (região Centro Sul de Belo Horizonte). Coordenadora do Comsiv, a desembargadora Kárin Emmerich foi uma das participantes do evento, tendo dado a largada na competição e participado também da entrega das premiações às vencedoras em cada categoria.
Durante o evento, em uma ação da Comsiv, foram distribuídos ao público – mulheres inscritas na competição, amigos e familiares das competidoras e comunidade que prestigiou o evento – material informativo sobre o tema da violência doméstica e familiar. “A parceria da Comsiv com a 16ª edição do Encontro Delas é mais uma importante ação de conscientização para o enfrentamento do fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher. Dar visibilidade à causa é dar voz às mulheres para que o objetivo de uma sociedade igualitária seja alcançado”, observa a desembargadora.
A magistrada ressalta que o Tribunal de Justiça, por meio da Comsiv, faz coro à Campanha Nacional da Justiça Pela Paz em Casa e estar presente no Encontro Delas “é a afirmação que uma cultura de paz no lar é essencial para enfrentarmos o pesado jugo ao qual são submetidas as mulheres nessa nossa sociedade ainda marcadamente machista e patriarcal”.
Na véspera da corrida, no sábado, 23 de setembro, o Encontro Delas ofereceu no local o Day Care, que contou com atividades como ioga, aula de dança e circuito e espaços que ofereceram tratamento de pele, relaxamento, degustação de produtos e espaço kids. A competição, com percursos de 5 e 10km, aconteceu na manhã de domingo, 24 de setembro. A desembargadora deu a largada às 8h30, no encontro da Rua Juvenal Melo Senra com a Rua Elza Brandão Rodarte.
Fonte: TJMG