O programa Via Justiça, produzido pela Amagis, foi um dos três finalistas, na categoria telejornalismo, do VIII Prêmio AMB de Jornalismo, cujos vencedores foram conhecidos em solenidade realizada nesta terça-feira, 7, em Brasília. Além de ser finalista, com o programa que tratou da preparação do Judiciário para grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Departamento de Comunicação da Amagis também recebeu menção honrosa pela matéria “Os desafios do Terceiro Pacto Republicano”, publicada no Jornal DECISÂO, em abril de 2011. O Via Justiça chegou à final concorrendo com o programa Via Legal, da TV Justiça, e com o quadro “O Conciliador”, do Fantástico, da Rede Globo, que foi o vencedor da categoria.

Esta oitava edição contou com 106 trabalhos jornalísticos inscritos, envolvendo o Judiciário e a magistratura, veiculados em jornais, web sites, revistas, televisão, rádio, mídias regionais e de associações filiadas à AMB.

Em seu discurso, o presidente da AMB, Nelson Calandra, destacou a importância do jornalismo para a concretização de uma sociedade verdadeiramente democrática. Segundo ele, não existe democracia sem justiça e sem uma imprensa livre e participativa.

Nesta edição, a AMB homenageou o jornalista, professor e jurista Paulo Bonavides, considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil, que foi representado, na solenidade, por sua filha Marília Bonavides Eloy. Outra homenagem da noite foi feita à juíza Patrícia Acioli, morta com 21 tiros quando chegava em sua casa, em Niterói (RJ). Em reconhecimento ao seu trabalho, conhecida pelo seu profissionalismo e dedicação à Justiça cidadã, foi criada a categoria especial “Combate ao Crime Organizado e Segurança de Magistrados e dos Fóruns”. As filhas, a irmã e o ex-marido da magistrada estiveram na cerimônia para receber a homenagem em nome da juíza.

Em suas oito edições, o Prêmio já reuniu mais de 1,7 mil trabalhos, consolidando-se como uma das mais importantes do País na área do Judiciário.

Conheça aqui os vencedores do Prêmio

Conheça aqui quem recebeu menção honrosa

logo_decisao.jpglogo_via.jpg

*Com informações da AMB