Várias atividades foram programadas para a semana com o objetivo de divulgar e incentivar a cultura da conciliação. No dia 30, às 10 horas, no Parque Municipal de Belo Horizonte, haverá show com vários artistas, distribuição de material publicitário e sorteio de brindes.
A abertura oficial da semana será no dia 1º de dezembro, às 9 horas, no saguão do Fórum Lafayette, com a participação do presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende. Nesse dia, haverá o lançamento do Selo Personalizado da 3ª Semana Nacional pela Conciliação 2008 e coletiva com a imprensa.
Audiências
Durante toda a semana serão realizadas audiências de conciliação em todo o Estado. Participam do movimento as Centrais de Conciliação e o Magistrado Conciliador, ambos voltados para a busca do acordo em processos já iniciados na Justiça Comum, bem como os Juizados Especiais. E ainda os Juizados de Conciliação, que são informais, e a Conciliação de Precatórios, para quitar dívidas de entes públicos já reconhecidas pela Justiça.
Os juízes que não irão participar, diretamente, das conciliações, pela especificidade do juízo em que atuam, podem programar ações, como palestras sobre o tema, cooperarem nas conciliações, dentre outras atividades.
Fonte: TJMG