O feriado de Ano Novo altera o funcionamento de alguns serviços em Belo Horizonte. Na quinta-feira (31), o ponto é facultativo nas repartições da administração municipal. O comércio fica fechado na sexta-feira (1º), segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrem para atendimento ao público nos dias 31 e 1º.

Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) atende em plantão de 24 horas, por meio do telefone 116. Além disso, há atendimento no site da Cemig e por meio de mensagens de texto (SMS) para o número 29810.

Defesa Civil
A Defesa Civil fica de plantão. Os telefones de contato são 199 e 3277-8864.

Comércio
No dia 31, o comércio na capital funciona das 9h às 18h, segundo a CDL/BH. No dia 1º, fica fechado.

Copasa
As agências da Companhia Saneamento de Minas Gerais (Copasa) têm atendimento pelo telefone 115 em plantão de 24 horas.

Transporte
Nos dias 31 e 2 de janeiro, as linhas de ônibus gerenciadas pela Empresa de Transportes de Belo Horizonte (BHTrans) circulam normalmente. Na sexta-feira (1º) e no domingo (3), elas funcionam com quadro de horários de domingos e feriados.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô em BH tem horário ampliado especial na Estação Central por conta do Réveillon BH 2016 e, na virada do ano, funciona atá a 1h. As demais unidades vão operar somente para o desembarque após as 23h. Veja mais detalhes.

Abastecimento
O Banco de Alimentos, as Feiras Modelo, o Mercado da Lagoinha, o Refeitório Popular da Câmara Municipal e os Restaurantes Populares I, III e IV não funcionam entre quinta-feira (31) e domingo (3).

A Central de Abastecimento Municipal e a Feira Coberta do Padre Eustáquio abre na quinta (31) e no sábado (2), das 7h às 18h, e no domingo (3), das 7h às 13h. Na sexta-feira (1º), ficam fechadas.

A feira Direto da Roça e a Feira de Orgânicos têm funcionamento facultativo na quinta-feira (31), fecha na sexta-feira (1º) e funciona no sábado e no domingo das 7h às 13h.

As Feiras Livres não funcionam na quinta e na sexta-feira. No sábado e no domingo, abrem das 7h às 13h. O Mercado do Cruzeiro abre na quinta, das 7h às 15h, e fecha na sexta-feira. No sábado, funciona das 7h às 18h e no domingo, das 7h às 13h.

Os Sacolões Abastecer abrem na quinta, das 7h às 19h, no sábado, das 7h às 18h, e no domingo, das 7h às 12h. Na sexta-feira, o funcionamento é facultativo.

Limpeza Urbana
Todos os serviços de limpeza urbana serão realizados normalmente no dia 31. No dia 1º, não haverá expediente na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

No sábado (2), os serviços voltam a funcionar normalmente e no domingo (3), haverá plantões de varrição nas áreas central e hospitalar e na Savassi.

Parques e Zoológico
O Parque Municipal, no Centro, fica aberto das 6h às 19h45. Os parques Ecológico e de Lazer, no bairro Caiçara, na Região Noroeste de BH; os parques Vencesli Firmino da Silva, Fazenda Lagoa do Nado, Universitário, Ursulina de Andrade Mello, Elias Michel Farah e Cássia Eller, na Região da Pampulha; e o parque Pedro Machado, na Região Oeste da capital, abrem das 8h às 20h. Os demais parques abrem das 8h às 18h. Todos eles funcionam entre quinta e domingo. O Mirante do Mangabeiras funciona entre quinta e domingo, das 10h às 22h.

Os equipamentos da Fundação Zoo-Botânica fecham nos dias 31 e 1º. Nos dias 2 e 3, eles funcionam normalmente. O Jardim Zoológico, o Aquário do Rio São Francisco e o Jardim Botânico abrem das 8h30 às 17h (entrada até às 16h). O Parque Ecológico da Pampulha funciona das 8h30 às 19h (entrada até às 18h).

Equipamentos culturais
O Arquivo Público da Cidade e o Centro de Referência da Moda ficam fechados entre quinta-feira e domingo.

A Casa do Baile abre na quinta-feira, das 9h às 12h, e no sábado e no domingo, das 9h às 18h. Ela fica fechada no dia 1º.

A Casa Kubitschek fecha nos dias 31 e 1º. No sábado e no domingo, funciona das 9h às 18h. O Museu de Arte da Pampulha fecha nos dias 31 e 1º. Nos dias 2 e 3, abre das 9h às 18h30.
O Museu Histórico Abílio Barreto abre na quinta-feira, das 10h às 21h, e no sábado e no domingo, das 10h às 17h. Fica fechado no dia 1º.

BH Resolve
Fechado para atendimento ao público entre quinta-feira e domingo.

Postos de informação turística
O posto de informação turística do Aeroporto de Confins abre no dia 31, das 8h às 22h, e nos dias 1º, 2 e 3, das 8h às 17h. No Centro de Referência Turística Álvaro Hardy – Veveco, há atendimento para turistas no dia 31, das 9h às 18h, e entre sexta e domingo, das 8h às 15h.
O posto do Mercado das Flores e o da Rodoviária funcionam no dia 31, das 9h às 18h, e entre sexta-feira e domingo, das 8h às 15h. No Mercado Central, informações são fornecidas na quinta-feira (31) e no sábado (2), das 8h às 17h20, e no domingo (3), das 8h às 13h. O posto do mercado fica fechado na sexta-feira (1º).

Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu e os laboratórios das UPAs funcionam durante 24 horas por dia.

Os centros de saúde, o Centro de Controle de Zoonoses, os Centros de Especialidades Médicas (CEMs), o Centro de Treinamento e Referência (CTR), as Unidades de Referência Secundária (URSs), o Centro Municipal de Imagem (CMI), o Centro Médico de Oftalmologia (CMO), os Centros de Reabilitação (Creabs), a Farmácia Distrital, os laboratórios Distritais e Central, os Centros de Esterilização de Cães e Gatos e as Academias da Cidade funcionam no dia 31 das 7h às 12h. Entre sexta-feira e domingo, não há expediente.

Os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) funcionam entre quinta-feira e domingo com escala mínima durante o dia e expediente normal à noite.

O Serviço de Urgência de Psiquiátrica Noturno funciona normalmente entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro.

Fonte: G1