Jantar reúne centenas de magistrados
Com um jantar festivo, realizado no Salão Verde do Hotel Palace, de Poços de Caldas, cerca de 200 magistrados, familiares e amigos participaram, nesta sexta-feira (21), das comemorações dos 20 anos da Confraria do Sul de Minas, formada por um grupo de juízes da região.
O grupo, que se reuniu pela primeira vez há duas décadas na cidade de Ouro Fino, voltou a se encontrar, hoje, para celebrar o vigésimo aniversário. O objetivo da organização, idealizada pelo juiz José Roberto Sterse, continua o mesmo: promover a interação, o fortalecimento e a união da magistratura sob a égide da confraternização.
O jantar começou no final da noite. O sucesso e entusiasmo dos participantes garantiram que a festa entrasse pela madrugada.
A Amagis sempre esteve presente nos eventos da Confraria. Neste ano, não foi diferente. O presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais, participou de toda a programação. “A Amagis mais uma vez cumpre sua missão institucional que é de ir onde está o magistrado. Hoje fizemos uma reunião com a participação de quase uma centena de magistrados. Isso é muito significativo para a magistratura mineira, porque é uma oportunidade de debater internamente nossos problemas, para que possamos encontrar solução para todos eles. A Associação continua firme no seu propósito de interiorizar as suas ações e ouvir os magistrados para pautar suas ações”, afirmou ele.
Também priorizando uma política de interiorização, o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, participou, pela primeira vez, do encontro. “Esse evento é muito importante haja vista a participação de um número significativo de magistrados. Esse contato dos magistrados, sobretudo da presidência com os demais juízes, é o meu perfil. Acho isso muito bom e vou continuar mantendo minha posição e minha atitude com relação à primeira instância”, disse o desembargador.
A juíza Milce Teresinha Mendonça Mansur, da comarca de Andrandas, participa da Confraria há 15 anos.“ A Confraria não tem estatuto, nunca teve e é inteiramente informal. O alicerce maior dela é exatamente a amizade e o companheirismo entre os juízes e isso é muito importante”.
O desembargador Antônio Sérvulo também esteve presente. “Durante 20 anos a Confraria de Juízes se reúne sistematicamente com regularidade para cuidar de assuntos institucionais e até de lazer. Sob a liderança de Sterse, esse grupo se mantém firme e atuante. Basta ver o numero de juízes que aqui comparecem em Poços de Caldas para comemorar os 20 anos do grupo. Para mim, que participa há muito tempo da Confraria, é um grande prazer participar dessas comemorações, porque é uma oportunidade de rever velhas amizades, fazer novas amizades e principalmente resolver e discutir os problemas dos magistrados e da magistratura”, disse o desembargador, que estava acompanhado do prefeito de Poços de Caldas, Sebastião Navarro Filho.
Para a vice-presidente de Interior da Amagis, juíza Maria Luiza Assunção, o encontro significou motivo de orgulho. “Faço avaliações positivas e esperançosas da Confraria. Fico muito satisfeita por ser a vice-presidente do Interior da Amagis nesse momento tão histórico”, afirmou
Ainda durante o jantar, o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, e o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, foram agraciados pela Confraria dos Juízes do Sul de Minas com o título de Confrade Honorário.
Magistratura na TV
Aproveitando as comemorações dos 20 anos da Confraria, foram gravadas três edições do programa Pensamento Jurídico, em Poços de Caldas. Uma delas foi feita durante o jantar. O Pensamento Jurídico é produzido pela Amagis e tem o objetivo de divulgar o trabalho, os projetos e as iniciativas positivas do juízes do interior.
Georgia Baçvaroff, de Poços de Caldas