A cidade de Governador Valadares, no Leste de Minas, recebeu nesta sexta-feira, 14, as comemorações que marcam os 60 anos da trajetória vitoriosa da Amagis. O evento, que já aconteceu em Juiz de Fora, Alfenas e Montes Claros, foi realizado na pousada Vale Silvestre e reuniu a diretoria da Associação, magistrados da Comarca de Governador Valadares e região e seus familiares, além de convidados e palestrantes.

comemoração
As celebrações foram abertas pelo presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, que destacou o relevante papel dos juízes da região para o fortalecimento da magistratura mineira e a contribuição dada por todos na trajetória vitoriosa da Associação.

O encontro contou também com a realização de um encontro jurídico sobre ‘Direito Processual’. A primeira palestra foi proferida pelo desembargador Jayme Silvestre Corrêa Camargo, da 4ª Câmara Criminal do TJMG e presidente da Comissão dos 60 Anos da Amagis, que abordou o tema ‘Audiência de Custódia: Vantagens e Desvantagens’.

Em seguida, foi a vez do desembargador Alexandre Quintino Santiago, da 11ª Câmara Cível do TJMG, falar sobre ‘Necessidade de Cooperação na Formação do processo à Luz do Novo CPC’. O advogado e professor da Faculdade Milton Campos, Leonardo Beraldo, ministrou a última palestra, que teve como tema ‘Tutela provisória e Fundamentação das Decisões no Novo CPC’.

valadares1

Logo após o evento, os convidados assistiram a uma apresentação do standup comedy ‘Como sobreviver em festas com buffet escasso’, do ator e humorista Carlos Nunes. A noite de festa terminou com um jantar embalado pelo show ao vivo de Neto Freitas e banda.

Valadares2

O próximo evento comemorativo dos 60 anos será na Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no mês de setembro. O encerramento dos eventos está marcado para o dia 9 de outubro, no Buffet Catharina, em Belo Horizonte.

valadares6

Veja aqui mais fotos do evento.

Nutris

O viés social da confraternização não foi deixado de lado. O desembargador Jayme Silvestre reforçou o pedido de colaboração com a Creche Nutris, braço social da magistratura mineira, no valor mínimo de R$60, em alusão às seis décadas da Amagis. Os depósitos devem ser feitos na própria conta do Nutris: Banco do Brasil – Agência: 15865 – Conta corrente: 216089 – CNPJ: 19715697/0001-05.

Livro de receitas

Jayme Silvestre também reforçou o convite para que todos os magistrados, pensionistas e seus familiares participem da segunda edição do livro ‘Receitas Ajuizadas’, que será prefaciado por Dona Lucinha, referência nacional quando se trata de culinária mineira. O lançamento da publicação será no dia 21 de outubro, na sede da Amagis, em Belo Horizonte. As receitas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail imprensa@amagis.com.br, com nome e telefone do autor.

História

A história da Amagis começa em 1954, quando um grupo de juízes decidiu coletar assinaturas para criar a Associação. No ano seguinte, a Amagis foi registrada em cartório e reconhecida como instituição de utilidade pública, por meio de lei sancionada pelo então governador Clóvis Salgado em setembro de 1955. Em 1970, os magistrados de Juiz de Fora fundaram a Associação Regional de Magistrados (Armam), e os de Belo Horizonte criaram a Associação Estadual dos Magistrados (Assemag). Ambas as entidades, em estatutos aprovados e registrados, tinham como objetivos principais defender a independência do Poder Judiciário, lutar pelos direitos dos magistrados e promover o congraçamento da classe. Porém, em 1972, o desembargador Helvécio Rosenburg, então presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e os magistrados de Juiz de Fora e de Belo Horizonte decidiram fundir as Associações na Amagis por entender que fortaleceria a magistratura mineira na defesa de seus objetivos. Em 1983, foi inaugurada a sede própria da Associação, em Belo Horizonte, que abriga também a Amagis Saúde, Memorial da Amagis e o Parque Esportivo.